5 motivos indiscutíveis para aprender espanhol

Por: Acsa Lima do Espanhol sem Fronteiras

1- Mercado de trabalho

Todo mundo sabe que falar inglês é essencial para ter chances de emprego no Brasil, mas poucas pessoas enxergam que ter o espanhol no currículo faz toda a diferença. Imagine a seguinte situação: Você está disputando uma vaga de emprego com uma pessoa que tem apenas o inglês como língua estrangeira (o que é bastante comum), se você tem o espanhol como um dos idiomas no seu currículo, eu garanto pra você que a vaga vai ser sua.

Você pode estar pensando que é exagero, mas o fato é que as empresas valorizam isso. Aprender um idioma de verdade leva um tempo, e uma empresa prefere contratar alguém que não precise perder mais tempo para isso. Além disso o fato de estar habilitado no idioma espanhol diz muito sobre a disposição de uma pessoa, e é algo que as empresas têm observado muito.

Se você ainda não tem nenhum idioma dominado, mais um motivo para aprender espanhol: Você pode aprender muito mais rápido que o inglês! Agora, sejamos coerentes, para aprender de verdade você precisa se dedicar. O idioma ser mais fácil para aprender não significa que você vai aprender sem esforço algum.

2- Número mundial de pessoas que falam espanhol

Pasmem, o espanhol é o terceiro idioma mais falado no mundo inteiro, e a segunda língua mais importante a nível mundial! Os primeiros colocados são o inglês e o mandarim. Vamos falar a verdade, o espanhol e o inglês são as línguas mais importantes no cenário mundial.

Se você quiser viajar ou usar o idioma ao seu favor no mundo dos negócios, eu sugiro que você pare de achar que o portunhol te deixa na frente dos seus concorrentes. Estamos falando aqui de briga de cachorro grande. No cenário do business mundial a coisa é muito mais concorrida do que no Brasil. O que eu quero dizer é, se você acha que por ser brasileiro tem vantagem sobre seus concorrentes de países como Alemanha, Itália, EUA só porque você fala inglês e “entende tudo” de espanhol (pelo fato de ser brasileiro), sugiro que você abra seus olhos, pois eles podem até não ter a facilidade que nós tempos para aprender o espanhol, mas se eles se dedicarem ao estudo vão passar na nossa frente.

Top of Form

O espanhol é um dos idiomas mais importantes nos encontros internacionais, políticos e de negócios, além de ser uma das línguas oficiais da União Europeia, MERCOSUL, UNESCO, ONU, GATT, ONUDI e U.I.T.

A língua espanhola está em pleno crescimento, o número de pessoas falando esse idioma só cresce, tanto que já é possível viajar para muitas partes do mundo que não têm o espanhol como língua oficial apenas falando esse idioma. Diversas pessoas que falam apenas português e espanhol fizeram viagens para os EUA (NY, Orlando, Miami, Ohio…), acreditem, não sabiam nada de inglês, e conseguiram se comunicar perfeitamente em todas as situações que passaram.

Não estou dizendo aqui que devemos apenas aprender o espanhol, muito pelo contrário, o lema que a Espanhol sem Fronteiras defende é o aprendizado, e acreditamos que devemos aprender o inglês, pois é uma língua essencial nos dias de hoje. Os dados que estou colocando aqui são apenas para que nós tenhamos a consciência de que o espanhol também está entrando para a lista de idiomas obrigatórios no cenário mundial. Não podemos mais deixar as oportunidades passarem!

“ Se você estiver pensando: “ai, isso nunca vai acontecer, eu brigando no cenário mundial” Vamos parar com o complexo de inferioridade. Nós temos força e inteligência para crescer, basta mudar nossa mentalidade. Para isso a gente tem que começar a se mexer, dar os primeiros passos, assim mudamos nossa história! Mãos à obra! ”

3 – Bora viajar?

Muitos relatos de viajantes contam que não é preciso saber espanhol para viajar para um país hispânico. Dá pra se virar? Obviamente que sim! Mas e as oportunidades que você vai deixar para trás? Seja de negócios ou de amizade, te garanto que viajar sabendo falar uma língua como o espanhol vai te abrir novos horizontes.

As pessoas podem até não notar, mas falar o mesmo idioma que elas quando você está no país delas é um ponto que as deixa mais suscetíveis a novas experiências. É muito comum que as pessoas venham para o nosso país falando em inglês, e para gente tudo ok. Mas quantas dessas pessoas você ainda tem contato? Quando uma pessoa de fora vem para o Brasil e fala português e está estudando nosso idioma nós sentimos que essa pessoa realmente tem interesse pelas pessoas daqui e pelas oportunidades que ela pode encontrar aqui.

Fora isso, outras questões devem ser levadas em conta: tentar falar algo do cotidiano com alguém e não conseguir é frustrante, não é? Imagina levar 5 minutos para ter uma conversa com o taxista que levaria apenas 5 segundos se você tivesse estudado um pouquinho mais? Ou ir no hospital e tentar conversar com o médico? Tarefa difícil essa de falar o que você tá sentindo pro médico, se em português a gente já se enrola todo, imagina em outras línguas.

Simpsons

Mas gente, nada disso é motivo pra gente ficar triste, na verdade a gente precisa levantar e sacudir a poeira, meter a cara no espanhol e arrasar lá fora. Como eu já disse, aprender espanhol pra gente é uma das vantagens de ser brasileiro. Inclusive, quem fala espanhol como língua nativa tem muito mais dificuldade para aprender português do que nós para aprender espanhol. Chega a ser engraçado, muitas vezes nós “” as coisas que eles falam, mas eles não entendem um ‘A’ do que falamos, acredito que todo mundo já viu uma situação assim.

4 – Vai ajudar a aprender outras línguas

Sim, caros amigos, aprender espanhol é o passo mais difícil para que você aprenda outras línguas. Eu sou uma prova viva disso. Eu aprendi espanhol aos 11 anos, quando entrei em uma escola aqui de Brasília (vocês podem ler minha história clicando aqui). Após aprender espanhol eu aprendi o inglês, e foi muito mais fácil.

Eu aprendia espanhol enquanto meu irmão aprendia o inglês. Ele fez do básico ao intermediário, ele trancou e começou a fazer francês. Eu aprendi espanhol, aprendi inglês e ele até hoje não fala nem inglês nem francês. É claro que isso é uma situação muito pessoal, mas o fato é que quando eu aprendi espanhol alguma coisa na minha cabeça fez um click e eu comecei a entender as estruturas das línguas muito mais rápido. Até mesmo a matéria de português ficou mais simples pra mim.

5 – Melhora cultura, qualidade de vida e satisfação pessoal

Como poderia deixar de fora um dos motivos mais nobre para aprender espanhol? Inclusive esse foi um dos principais motivos que fizeram que a maior parte da equipe espanhol sem fronteiras começasse a aprender espanhol.

A língua espanhola faz parte da história da literatura mundial, com escritores importantíssimos como Cervantes, Gabriel García Marque, Jorge Luis Borges e muitos outros. Estamos falando aqui de conhecimento e cultura, e nós sabemos como isso é importante para a carreira, mas também muito importante para nossa própria vida.

Estar em contato com a literatura e a história é tão envolvente que pode nos elevar e fazer de nós pessoas cada vez melhores. Você pode dizer: “eu posso ler a versão traduzida”. Eu digo, sim, isso é maravilhoso, mas nada se compara ao prazer de estar lendo a versão no idioma original, é uma experiência muito mais íntima com a obra.

Já pensou em poder ler notícias de mais de 20 países diferentes? Pois é, o espanhol possibilita essas vantagens para a gente. Eu sei que é importante ler as notícias do nosso próprio país, mas a experiência de ler jornais estrangeiros é muito bacana, e o melhor é quando eles publicam notícias sobre o Brasil, é bem interessante conhecer as perspectivas que eles têm sobre nós. É uma forma de pensar fora da caixinha.

Além de livros e jornais também tem as músicas, os filmes, as series, os programas de TV e as estações de rádio (sem comentar nas famosas novelas mexicanas) e CHAVES! É muito conteúdo, não é mesmo?! Quando se aprende um novo idioma se abre uma janela para um novo mundo, é tanta novidade que vocês nem imaginam.

E tem mais minha gente, essa parte é muito boa, a culinária. Como já disse anteriormente quando a gente fala o idioma a gente se interessa por várias coisas dos países em que a língua que estamos estudando é oficial, logo, você acaba se interessando sobre os pratos típicos. Agora vocês imaginem, com tantos países que tem o espanhol como língua oficial o tanto de comida que vocês vão querer experimentar.

Vou falar a verdade para vocês, eu me acho o máximo falando espanhol por ai, é muito legal!! Não pensem que me acho superior por falar o idioma, não é isso, apenas estou desfrutando do resultado de muito esforço e estudo. Você também pode sentir essa sensação maravilhosa de se tornar um hispanohablante. 

Não sei se vocês ouviram falar, várias pesquisas publicadas recentemente indicam que saber outro idioma previne o Alzheimer. Se os cientistas estão dizendo quem sou eu para contestar. É como dizem por ai “é melhor prevenir do que remediar”.

Motivos para aprender espanhol não faltam, olha a quantidade de benefícios que a gente citou. Com certeza foram muito mais que 5 motivos, pois em cada tópico nós acabamos falando bastante, percebeu? Fica difícil até inventar uma desculpa para não começar agora mesmo. O que você está esperando?? Vamos lá, deixe a preguiça de lado, afinal, você investirá no aprendizado só uma vez e colherá os frutos a vida toda. É como andar de bicicleta, se aprende uma vez e nunca mais esquece.

Acsa Lima é Professora formada em Letras – Espanhol pela Universidade de Brasília. Estuda o idioma desde os 11 anos de idade e é uma das fundadoras do Espanhol sem Fronteiras. Contato: [email protected]

You might also like:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*