Brasil, o país do futebol

BufferShare

Que o Brasil é o país do futebol todo mundo já sabe. O fato de ser a terra do Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho nos dá sim muito orgulho. Somos cinco vezes campeões da Copa do Mundo, os nomes de nossos jogadores são conhecidos por pessoas nos mais diversos países.

Mas tem muito sobre o futebol no Brasil que você talvez não saiba. Então bem vindo a alguns fatos inegáveis sobre o esporte mais praticado no meu país…

1) Os jogadores de futebol do Brasil sempre atendem por apelidos.

Você já deve ter reparado que, enquanto a França tem Zinédine Zidane, a Alemanha tem Oliver Kahn e a Inglaterra tem David Beckham, o Brasil se contenta com nomes como Ronaldinho, Dida, Zico e Pelé.
Por que? Certamente não é pela facilidade da pronúncia, já que no exterior todos se enrolam com um Ronaldinho e entonam errado um Kaká ou Cafu.

Minha teoria:

a) Todos se sentem mais íntimos dos jogadores e estes se sentem mais próximos do público. Apelidos são muito comuns no Brasil, porque até mesmo o nosso presidente, Luiz Inácio Lula da Silva atende apenas por “Lula”.

b) Em um país com tanta variedade de nomes como o Brasil, coincidentemente alguns jogadores famosos acabam por ter o mesmo nome. O grande exemplo é o de Ronaldo e Ronaldinho. Antes da fama do Ronaldinho, o atual Ronaldo era chamado de Ronaldinho. Quando o segundo apareceu, utilizava o nome de Ronaldinho Gaúcho, o que deixava tudo mais complicado. Mudaram-se então as denominações e Ronaldinho virou Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho virou apenas Ronaldinho. Confusões à parte, temos que admitir que ficou muito mais fácil. Ou não.

c) As camisetas de futebol têm os nomes dos jogadores escritos nas costas. Se algum dia tentássemos escrever o nome verdadeiro dos nossos queridos astros, uma camiseta tamanho GG não seria o suficiente… Ronaldo = Ronaldo Luis Nazário de Lima; Pelé = Edison Arantes do Nascimento; Kaká = Ricardo Izecson dos Santos Leite e por aí vai.

2) A grande paixão do Brasil é o futebol.

Ok, nada de novo no front. Fora o Carnaval, o futebol é provavelmente a maior paixão do brasileiro. Toda quarta-feira à noite homens de todo o país ficam em frente à tv assistindo ao Brasileirão. Sábados à tarde é dia de “bater uma bola” com os amigos. E domingos às 16 horas, é claro, tem jogo.

Mas a paixão não se vê só nos espectadores, mas também nos olhos dos jogadores. Desde pequenos, os brasileiros freqüentam escolinhas e clubes de futebol, ganham bolas de presente de Natal.

Muitos europeus dizem que gostam de assistir aos jogos da Seleção Brasileira por causa da leveza e velocidade com que os jogadores se movimentam e “brincam” com a bola. Eu pessoalmente não sou a maior fã de futebol, mas o que gosto dos jogos da Seleção é de ver o sorriso no rosto dos jogadores e o brilho no olhar quando eles ganham uma partida.

3) Ir a um estádio de futebol no Brasil é uma experiência inesquecível.

Especialmente nos jogos clássicos. Fla-Flu, Gre-Nal, Palmeiras x Corinthias… Os jogos atraem milhares de torcedores fanáticos, torcidas organizadas, faixas, lágrimas e gritos. A vibração é enorme após cada gol – as brigas entre torcidas após cada vitória também. O juiz é xingado (sua mãe mais ainda…), os torcedores se desesperam, mas no final das contas tudo sempre acaba bem. Mesmo se o seu time perde e você tem que agüentar ver seus colegas com a camisa do outro time no dia seguinte, na semana que vem tudo pode ser diferente…

4) O país pára durante a Copa do Mundo.

Pára mesmo. Quando a Seleção joga não se vê uma pessoa sequer na rua; as crianças são dispensadas da escola, os adultos não trabalham. Afinal, é o maior evento relacionado a futebol do mundo – e não poderia ser diferente no país do futebol.

Assista aqui ao vídeo de “É uma partida de futebol”, da banda brasileira Skank.

http://www.youtube.com/watch?v=ftVoTWgSaQk

E agora que já sabe um pouco mais sobre o futebol no Brasil, teste seus conhecimentos:

http://en.bab.la/quiz/brazilian-soccer-for-experts – Futebol para experts
http://en.bab.la/quiz/brazilian-soccer – Se o outro teste foi um pouco demais para você, tente este aqui.

Ps. Esta semana ocorreu a entrega do prêmio dos melhores jogadores do mundo pela Fifa. Infelizmente o brasileiro Kaká não venceu – Cristiano Ronaldo, de Portugal foi o número um. Mas no futebol feminino, boas notícias: a jogadora brasileira Marta recebeu o prêmio de melhor jogadora do mundo pelo terceiro ano consecutivo.

You might also like:

BufferShare

Comments Closed