Você fala português?

Buffer

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Luís Vaz de Camões

Cerca de 260 milhoes pessoas no mundo falam a língua portuguesa. É a terceira língua européia mais falada no planeta, depois do inglês e do espanhol. Oito países têm o português como língua oficial, sendo ela a primeira língua nos cinco primeiros: Angola, Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde, da Guné Bissau, Guiné Equatorial, Timor-Leste e Macau. O idioma é ainda é falado em Andorra, Luxemburgo, Namíbia e Paraguai, mas não oficialmente.

Tudo comecou ao norte de Portugal há cerca de 2000 anos. A lingua portuguesa, também conhecida como língua de Camões, o autor do poema acima, é uma língua românica que deriva do deriva do latim. Quando Portugual partiu para conquistas além-mar nos séculos XV e XVI, a língua portugesa alcançou a América, a Ásia e a África. Ela se tornou a língua dos negócios, em função da expansão mercantil portuguesa. No Sri Lanka, por exemplo, vários reis falavam fluentemente a língua, nomes portugueses eram comuns na nobreza. A expansão do português é creditada também às missães religiosas, que adotavam o idioma na evangelização dos povos conquistados.

Muitas palavras portuguesas foram incorporadas por diversos idiomas orientais, como por exemplo, malaio, indonésio, bengali e japonês. Algumas palavras em japonês derivadas do português:

Pronúncia em japonês Escrita em japonês Português
arukōru アルコール álcool
biidoro ビードロ vidro
botan ボタン botão
kappa 合羽 capa de chuva
kompeitō こんぺいとう confeito
shabon シャボン sabão

O português também foi influenciado por diversos idiomas, evoluindo, mudando e trazendo novas qualidades em diferentes formas em cada lugar onde é falado. Hoje, reconhece-se internacionalmente dois padrões: o português europeu e o português brasileiro. As diferenças são visíveis, mas elas não tornam uma versão melhor que a outra ou impedem que os lusofalantes se entendam.

Algumas curiosidades da língua portuguesa:

  • Os países lusófonos não fazem fronteira entre si.
  • A língua portuguesa é o único idioma românico em que existe mesóclise.

[English]

You might also like:

Buffer