Português Uncategorized

País tropical e outras climas!

Apesar de ser conhecido internacionalmente como o “País Tropical”, a presença de oito diferentes climas e nove formações vegetais principais proporcionou ao Brasil a maior biodiversidade de fauna e flora do mundo, com estimativas de representar aproximadamente 20% das diversas formas de vida no planeta.

A Amazônia, a qual possui 60% de suas matas em território brasileiro, juntamente com a Mata Atlântica, são responsáveis pela maior concentração de grande parte dos ecossistemas, micro-organismos e plantas do país. No geral, estima-se que existam mais de 103 mil espécies de vegetais e de 43 a 49 mil espécies de plantas, localizados no país que possui 12% dos recursos hídricos do planeta. Além disso, a cada ano, 700 novas espécies de animais são descobertas no Brasil.

Infelizmente, a pequena quantidade de investimentos em pesquisa básica e desenvolvimento de novos produtos acarreta em pouca participação dessa biodiversidade na economia brasileira, em que o setor florestal representa pouco mais de 1% e a pesca 0,4% no PIB brasileiro.

Um problema alarmante o qual o país enfrenta é o processo de extinção, que apesar de ser considerado um processo natural, é potencializado pelo homem, com suas principais causas na degradação de ambientes naturais, extrativismo desordenado, expansão urbana, poluição, incêndios e outras causas. Atualmente, 627 espécies brasileiras estão ameaçadas, das quais metade delas estão protegidas em unidades de conservação e ao redor de 33% estão incluídas nos planos de ação do governo brasileiro. Porém, sete espécies brasileiras já são consideradas extintas, anteriormente encontradas na Mata Atlântica – o bioma mais devastado do Brasil.

Você conhece as espécies em extinção do Brasil? E as sete extintas?

[English]

You might also like:

Comments Closed