5 fatos incríveis sobre a aprendizagem de idiomas

Aprender idiomas cria oportunidades, conecta pessoas ao seu ambiente e, mais importante ainda, é chave na construção de comunidades, convivência, e de um sentimento de pertencimento a elas.

É fundamental na sociedade globalizada, e também é muito maneiro poder acessar conhecimento de vários lugares! 😛

Para os curiosos, aqui vão 5 fatos incríveis sobre como e por quê você aprende idiomas:

intext 1

1. Inteligência Linguística

Como mencionado aqui <http: www.lexiophiles.com/english/speaking-with-the-right-side-of-your-brain=””>, diferentes tipos de inteligência influenciam como e o que aprendemos. No caso da aprendizagem de idiomas, estamos falando de inteligência linguística, essas são as suas características:

  • Maior consciência do som, o ritmo e o significado das palavras.
  • Facilidade em transmitir idéias, por escrito e oralmente.
  • Grande capacidade de compreensão de argumentos escritos e falados.

intext 2

2. Reserva Cognitiva

Alternar entre idiomas ajuda o cérebro a desenvolver e construir uma reserva cognitiva. É como ligue-os-pontos, mas o objetivo é conectar tantos pontos uns com os outros quanto você conseguir. Alternar entre dois ou mais idiomas no seu dia-a-dia cria mais caminhos diferentes para as informações viajarem através de seu cérebro, e isto foi descoberto que  < https://www.theguardian.com/ciência/2011/Fev/18/bilingue-Alzheimer-cérebro-poder-multitarefa > isso tem o potencial de proteger contra doenças de comprometimento cognitivo, tais como a doença de Alzheimer.  Este tipo de doença degenerativa irá apagar esses caminhos, e se você construiu muitos deles e muitos caminhos diferentes para os mesmos lugares, seu cérebro pode redirecionar as informações por mais tempo, por exemplo, atrasando o aparecimento da doença de Alzheimer em até 4 anos.

3. Capacidade Metalinguística

Isto significa estar ciente da linguagem como um objeto, algo que você pode brincar com e refletir sobre. Isto é importante porque empodera o aluno a entender totalmente como e por quê a língua que ele está usando funciona desse jeito, então compará-la com outras línguas, e aprender com esse experimento.

De acordo com este estudo, você se exercita sua capacidade metalinguística através de três competências principais:

  • A consciência de que a linguagem tem o potencial para ir além de simples símbolos
  • Compreender que o significado das palavras pode mudar, que ele está na “mente de quem vê” não na palavra em si. Uma laranja permanecerá a mesma coisa se você chamá-la de banana. Mas a palavra “laranja” pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes em vários contextos.
  • Reconhecer que a língua é mutável e pode ser manipulada e aplicada de maneiras diferentes. Você pode reformular frases para alterar seu significado, ou expressar o mesmo significado com uma variedade de frases.

intext 3

4. Aprendizagem Incidental

Isso é quando você aprende algo como resultado de fazer outra coisa, não do esforço concentrado para aprender uma coisa específica.  Não você nunca aleatoriamente usou uma palavra ou frase em outro idioma que você não se lembrava de ter praticado, ou aprendido na aula?

Na aprendizagem de línguas é muito frequente e muito importante, é por isso que assistimos filmes, ouvimos música, lemos livros e jogamos jogos nas línguas que queremos aprender. Focando o esforço sobre outra coisa, você “engana” seu cérebro a aprender o conteúdo linguístico do que você está fazendo.

intext 4

5. Construindo pontes entre as Pessoas

Grande parte da informação e conhecimento disponível no mundo está apenas em um idioma específico, ou só está disponível em um local específico em um país estrangeiro a você. Você pode esperar que alguém o traduza em seu idioma, ou ir em frente e construir essa ponte! Por experiência própria, tornar-se um polvo linguístico é maravilhoso!

 

Fontes:

http://goo.gl/QDc57r

https://goo.gl/P3a7jn

Mora, Jill Kerper. “METALINGUISTIC AWARENESS AS DEFINED THROUGH RESEARCH”. San Diego State University

 

banner_pt

[English]

 

You might also like: