5 lições da Copa sobre cultura brasileira

Com a Copa do Mundo colocando o Brasil em alta, eu decidi dar uma olhada no que o campeonato está revelando sobre a cultura do país.

1 – A gente pula, grita e quebra televisão
Os italianos podem até te ganhado o estereótipo, mas brasileiros também falam alto. Tipo ALTO, em caixa alta mesmo. E quando o nosso time está em campo na mais importante competição do esporte nacional, a gente grita MUITO ALTO!

2 – Ninguém nos manda parar de cantar…

Tudo começou durante a Copa das Confederações, quando uma onda de protestos acordou o espírito de engajamento político da população. A partir de então, torcedores começaram a mostrar seu patriotismo ao cantar o hino à capela, em um gesto que sempre me dá arrepios.

3 – …ou de protestar!
BR intext1
A Copa fez visíveis as qualidades, mas também os problemas sociais do país. Com os exorbitantes gastos relacionados à Copa, nós fomos à rua na maior onda de protestos do país nos últimos 21 anos.

Violações dos direitos humanos ficaram ainda mais claras com a reação truculenta das autoridades contra manifestantes pacíficos:

Você pode ler mais sobre esse assunto aqui.

4 – Olá, prazer em conhecê-lo. Qual é o seu apelido?

Enquanto o resto dos times coloca sobrenomes dos jogadores nos uniformes, nós não só usamos o primeiro nome, mas em muito casos um apelido. Meu favorito: Givanildo Vieira de Souza carinhosamente conhecido como Hulk

BR Intext2
Qualquer semelhança não é mera coincidência

5 – Nudez em público

Sim, tem gente pelada durante desfiles de Carnaval. Mas a festa da carne é uma exceção à regra. Nos outros 361 dias do ano, ficar ao natural é um tabu para a cultura brasileira. Durante uma partida em Manaus, um torcedor inglês se empolgou e tirou a roupa, o que resultou em uma foto que viralizou nas redes sociais brasileiras. Ao presenciar a cena um outro observador estrangeiro, comentou:

“Ué, mas vocês não andam nus por aqui?”

Resposta: Não.

E você, tem acompanhado o campeonato? O que ele te ensinou sobre a cultura brasileira?

[English]

You might also like: