Adeus ano velho, feliz ano novo

Todo final de ano é a mesma coisa: correria com presentes de Natal, enfeitar a casa, preparar a ceia, recepcionar os convidados, confraternizar com todos… UFA! Chega o dia 26 e o merecido descanso deveria começar.

Quatro dias depois, porém, a nova correria inicia: comprar bebidas, arrumar a casa, cozinhar, limpar, recepcionar, confraternizar… Tudo outra vez. Só que agora não tem mais Papai Noel, não tem mais presentes. É o ano novo que está chegando.

No Brasil as comemorações da virada de ano são grandiosas: muita festa, música alta e fogos de artifício animam os brasileiros, que dançam e comemoram até o sol nascer. As tradições variam conforme a região do país, mas a alegria em todos os lugares é a mesma.

A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro é um dos destinos mais comuns. Milhões de pessoas vão até lá para ver os famosos fogos de artifício e as velas coloridas flutuando no mar. Essas velas são colocadas lá como uma oferta à Iemanjá, a Rainha do Mar para a religião Umbanda.

Os brasileiros têm vários costumes que acreditam serem sinais de boa sorte no ano que se inicia. Um deles é o de comer lentilha logo após a meia-noite. Este almento deve trazer riqueza, por isso guarda-se um pouco enrolado em um guardanapo na carteira durante o ano inteiro.

A cor da roupa de baixo também parece ser um fator importante: em geral deve-se usar uma peça nova e a cor deve ir de acordo com o que se quer no próximo ano. Branca para quem quer paz, verde para saúde, vermelha para paixão, amarela para os que buscam dinheiro e, finalmente, rosa para romance. Obviamente, não vale usar roupa de baixo super colorida só para garantir um pouco de cada.

Aproveitando a questão das roupas, vem a mais forte tradição entre os brasileiros: a de vestir-se de branco durante a virada de ano. A cor deve trazer paz para o ano que se inicia – e todos levam realmente a sério esta superstição. É muito comum ir à festas ou à beira da praia – que é onde grande parte dos brasileiros passa a virada de ano – e ver todos vestidos de branco.
Tradições à parte, o ano-novo é época de promessas e renovação; de pensar no passado mas focar no futuro. Então compile sua lista de resoluções e anote na agenda, mas não esqueça de tentar cumpri-las ano que vem.

Feliz Ano Novo. Um 2009 cheio de realizações para todos.

You might also like: