As armadilhas da língua

O que você acha do texto abaixo?

Há anos atrás, quando era criança, Maria esperava ansiosa a chegada do Natal. Quem entrega os presentes de Natal no Brasil é Papai Noel. Ele sempre tem muito trabalho e precisa planejar antecipadamente suas entregas de Natal. Felizmente, Papai Noel conta com a ajuda dos duendes para dar o acabamento final nos presentes. Mas como ele sabe qual presente cada criança quer ganhar? A escolha opcional dos presentes é feita por cada criança, através de cartas. As cartas são escritas com muito carinho e detalhes minuciosos. É comum anexar junto à cartinha fotos e desenhos explicando o que se quer ganhar.

Um fato real e importante é que, para ganhar os presentes, as crianças não podem abusar demais durante o ano nem fazer coisas expressamente proibidas por seus pais. Criança mal comportada não ganha presente! Normalmente a criança entrega a carta a um dos pais e ele ou ela promete ir ao correio. Outra alternativa é a própria criança ir ao correio entregar a cartinha.

Seguindo em frente com a história: Maria era muito curiosa e queria não só ganhar presentes, mas também ver o bom velhinho. Ela não tinha certeza absoluta que ele existia, portanto era importante que o visse. Todos os anos ela dizia que ia dormir, mas ficava acordada em seu quarto na expectativa de ver o Papai Noel chegar com os presentes. Retornava de novo à porta do quarto diversas vezes, até o sono chegar. Apesar de ter, a cada ano, uma criação nova para tentar vencer o sono, ela nunca conseguiu fazê-lo. Ao amanhecer o dia, Maria encontrava seu presente e uma surpresa inesperada: Papai Noel sempre incluía um mimo extra para ela.

Estranho, não? O texto está repleto de redundâncias, ou seja, excesso de palavras. Também conhecida como pleonasmo, a figura de linguagem que consiste na repetição de uma idéia que já está contida em termo anterior. Abaixo, a mesma história sem os pleonasmos:

Há anos, quando era criança, Maria esperava ansiosa a chegada do Natal. Quem entrega os presentes de Natal no Brasil é Papai Noel. Ele sempre tem muito trabalho e precisa planejar suas entregas de Natal. Felizmente, Papai Noel conta com a ajuda dos duendes para dar o acabamento nos presentes. Mas como ele sabe qual presente cada criança quer ganhar? A escolha dos presentes é feita por cada criança, através de cartas. As cartas são escritas com muitos detalhes e carinho. É comum anexar à cartinha fotos e desenhos explicando o que se quer ganhar.

Um fato importante é que, para ganhar os presentes, as crianças não podem abusar durante o ano nem fazer coisas proibidas por seus pais. Criança mal comportada não ganha presente! Normalmente a criança entrega a carta a um dos pais e ele ou ela promete ir ao correio. A alternativa é a própria criança ir ao correio entregar a cartinha.

Seguindo com a história: Maria era muito curiosa e queria não só ganhar presentes, mas também ver o bom velhinho. Ela não tinha certeza que ele existia, portanto era importante que o visse. Todos os anos ela dizia que ia dormir, mas ficava acordada em seu quarto na expectativa de ver o Papai Noel chegar com os presentes. Retornava à porta do quarto diversas vezes, até o sono chegar. Apesar de ter, a cada ano, uma criação para tentar vencer o sono, ela nunca conseguiu fazê-lo. Ao amanhecer, Maria encontrava seu presente e uma surpresa: Papai Noel sempre incluía um mimo extra para ela.

Melhor, não? Um vídeo super engraçado sobre pleonasmos é o do grupo “nós na fita”. Divirta-se!

[English]

You might also like: