Bocadinhos de Brazil – Parte 3: Santa Catarina

A cada ano, em meados do período de Natal, uma invasão silenciosa começa a tomar as praias de Santa Catarina. São os chamados hermanos: argentinos que atravessam a fronteira para aproveitar algumas das paisagens mais bonitas do país, principalmente Florianópolis e Balneário Camboriú. Mesmo com queda de 30% e 40% no número de turistas argentinos que visitaram o estado em relação a 2009 (em função da desvalorização do peso), quem passeou em janeiro pela capital catarinense teve a impressão de estar em Buenos Aires.

Com tamanho um pouco maior do que a Hungria, Santa Catarina é um dos principais destinos de turistas estrangeiros e também brasileiros. O estado atrai não apenas pelas belezas naturais, mas também pela diversidade. Se na costa há praias belíssimas, mais ao centro há o chamado Vale Europeu Catarinense. Explica-se: em termos históricos, a colonização do Estado foi largamente efetuada por imigrantes europeus (portugueses açorianos, alemães e italianos).

Os índices sociais do estado situam-se entre os melhores do país. Santa Catarina é o sétimo estado mais rico da Federação, com uma economia diversificada, destacando-se como principal pólo produtor de alimentos industrializados, produtos cerâmicos e têxtil do Brasil. Com uma população aproximada de 6 milhões de habitantes, sua renda per capita é bem superior à media brasileira.

Uma mistura de Brasil e Europa espera por você em Santa Catarina. Seja bem-vindo!

[English]

You might also like: