Brasil elege sua primeira presidente

O último domingo de outubro foi um dia que vai marcar a memória dos brasileiros. Pela primeira vez na história do país, uma mulher foi eleita presidente. Quando tomar posse no primeiro dia de 2011, Dilma Rousseff se tornará líder do maior país da América Latina: uma nação em pleno desenvolvimento político e econômico.

Dilma foi a candidata escolhida para suceder o Presidente Lula, que deixa o cargo após dois mandatos com popularidade recorde. Milhares de militantes tomaram as ruas, de norte a sul do país na noite do dia 31 de outubro, para comemorar a vitória petista sobre o tucano José Serra. Em seu primeiro discurso, Dilma prometeu honrar a confiança nela depositada pelos eleitores e disse que sua prioridade será tirar os mais de 20 milhões de brasileiros da pobreza.

Ms. Roussef, como é chamada pela imprensa estrangeira, será a guia de um país em desenvolvimento, responsável por sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. De acordo com as previsões, por esta época o Brasil já será a quinta economia do planeta. Conforme a nova presidente, a ênfase do seu governo é dar continuidade à política de Lula, com foco em eficiência governamental e expansão do Estado sobre setores estratégicos, como mineração e infraestrutura.

Filha de um imigrante búlgao e de uma professora, Dilma se tornou socialista ainda em sua juventude. Na década de 70, foi uma das vítimas da ditadura militar, ao ser capturada, presa e torturada. Anos depois, formou~se em economia e começou a trlhar o seu caminho dentro do governo, local e depois nacional. Em 2003, tornou-se parte do gabinete de Luís Inácio Lula da Silva, assumindo o cargo de Ministra de Minas e Energia. Dois anos depois, passou a ser o braço-direito de Lula como Ministra Chefe da Casa Civil, cargo que ocupou até a renúncia, em 31 de março deste ano, para lançar sua candidatura à Presidência.

[English]

You might also like:

1 thought on “Brasil elege sua primeira presidente”

Comments are closed.