Brasil: mais que samba, Rio de Janeiro e futebol

As três palavras que mais escuto quando falo que sou do Brasil: samba, Rio e futebol. Entendo que essas são as principais razões pelas quais somos conhecidos no exterior, mas fico um pouco decepcionada em ter que explicar, na maioria das vezes, que há muito mais no Brasil que garotas semi-nuas e futebol. E que não, nós não falamos espanhol e definitivamente não vivemos na selva. Aqui vão alguns fatos interessantes sobre o Brasil que você talvez não saiba:

Samba é um tipo de música brasileira muito popular, mas não é o que mais ouvimos. Há grandes cantores e compositores brasileiros que tocam outros ritmos, como pop rock e MPB (música popular brasileira). Skank, Titãs e Paralamas do Sucesso são bandas pop rock famosas e muito bem conceituadas (você pode ver alguns de seus vídeos clicando em seus nomes no final do artigo). Um dos mais renomados cantores da MPB é Caetano Veloso, um compositor e cantor incrível que participou do movimento musical Tropicalismo no início da ditadura militar brasileira. Elis Regina, Marisa Monte e Daniela Mercury são algumas das representantes de nossa música. Temos também a Bossa Nova, estilo de música popularizado em todo o mundo por João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes com a música Garota de Ipanema.

Nós adoramos ver programas de TV. As novelas brasileiras são feitas ao estilo de Hollywood e geralmente duram oito meses. Há três delas sendo exibidas no principal canal de televisão: às 18h, às 19h e às 21h. A novela das nove da noite é a principal. É muito comum ouvir pessoas falando da vida de Cláudia e Eduardo, o que eles devem fazer sobre seu casamento e filhos e, em seguida, perceber que elas estão falando não sobre a vida de amigos e sim dos principais personagens da novela!

Somos legais, simpáticos e adoramos tocar as pessoas. Se você estiver conversando com um brasileiro provavelmente vai ser tocado por ele. Como na maioria dos países latino-americanos, nós cumprimentamos as pessoas com beijos no rosto. Isso não é nada além de uma demonstração de simpatia – fazemos até mesmo sem perceber. Se você é um estrangeiro no Brasil as pessoas vão tentar falar com você ainda que não falem inglês ou o seu idioma. Elas vão tentar de tudo para que a comunicação funcione: desde falar português mais alto até usar mímica. Tudo isso porque os brasileiros gostam de conhecer pessoas e fazer novas amizades.

O Carnaval foi no mês passado e aqui vai um fato importante sobre isso: nós amamos esta festa e principalmente o feriado. Isso não significa que todos nós achamos legal ver mulheres dançando seminuas nos desfiles das escolas de samba. A festa pode ser muito bonita sem precisar ter peito de fora e fantasias com tapa-sexo que não tapam nada. Também não quer r dizer que nos vestimos (?) assim ou fazemos topless na praia. Acima de tudo definitivamente não quer dizer que as brasileiras são fáceis, ou melhor, putas (desculpem a palavra).

Eu tenho uma amiga que diz que é de Portugal apenas para evitar aquele olhar tipo “você é brasileira e isso significa que você é fácil”. Eu tentei dizer que sou portuguesa e não consegui. Concordo que algumas mulheres não se dão o respeito, mas isso não é algo exclusivo do meu país. A população brasileira é de cerca de 190 milhões de pessoas, mais da metade são mulheres, então não é possível nem justo generalizar. Mesmo com tantas coisas que precisam ser melhoradas eu amo meu país. Por isso continuo dizendo que eu sou brasileira e uso o meu olhar “não se atreva a olhar para mim ou me tratar como se eu fosse puta” sempre que eu preciso.

Skank – Balada do Amor Inabalável
Caetano Veloso – Cajuína
Paralamas do Sucesso- Meu Erro
Elis Regina – Águas de Março
Marisa Monte- Não vá embora

[English]

You might also like: