Brasil, o país do…vôlei!

Os fanáticos por esporte ao redor do mundo com certeza associam automaticamente o Brasil com o futebol, por tantos jogadores premiados e vitórias em campeonatos. Sim, o futebol brasileiro tem muitos méritos e é ainda o grande responsável por lotar estádios e reunir multidões do país para acompanhar essa paixão nacional. Porém, duas outras equipes têm trazido muitas conquitas e motivos de orgulho para os brasileiros: o vôlei feminino e masculino.

Formada em 1951, a Seleção Brasileira de Voleibol Feminino estreou com a medalha de ouro no Campeonato sul-americano. Apesar de várias vitórias conquistadas na década de 50 e 60, foi em 1994, quando o técnico Bernardinho assumiu a seleção, que a mesma começou a ganhar grande destaque internacionalmente. A saída do técnico para o time masculino significou um período sem títulos importantes para as mulheres, mas em 2003 a conquista de campeonatos voltou sob o comando do José Roberto Guimarães. Como a seleção com mais títulos no Grand Prix, brilhou mais uma vez nos Jogos Olímpicos trazendo o bicampeonato para o Brasil em 2012.

A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino estreou em campeonatos internacionais em 1951 e na década de 80 começou a apresentar bons resultados. Antes de se tornar hegemônica no início dos anos 2000, conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona e nas Olimpíadas de Atenas. O ano de 2010 foi com certeza marcante para o time masculino, com a conquista do tricampeonato mundial e do eneacampeonato na Liga Mundial, posicionando-se como a melhor seleção da história desse campeonato. Bernardinho, treinador que assumiu o time masculino em 2001, é considerado grande responsável pela praticamente invencível seleção.

A seleção masculina, que possui os dois recorde mundiais de público na história do voleibol, ambos em território brasileiro, sofrerá mudanças com a possível saída do técnico que a posicionou como primeira colocada no ranking da Federação Internacional do Voleibol. A seleção feminina buscará o tri jogando em casa nas Olimpíadas de 2016. E estamos muito orgulhosos disso! 🙂

Qual o esporte mais tradicional do seu país?

[English]

You might also like: