Brasileiros: nós não comemos só feijão!

Um dos pratos mais famosos do Brasil é a feijoada, feita com o também muito conhecido feijão. Mas embora esteja quase sempre presente no prato diário do brasileiro, o Brasil não tem só feijoada – graças ao céus.

Então se você não é lá um grande fã de feijão, pode respirar aliviado. Como você já viu no artigo sobre tal comida, vou apresentar aqui algumas das outras iguarias mais populares no Brasil e que todo estrangeiro deveria provar ao visitar o país. Nem todos estes são pratos necessariamente de origem brasileira, que fique claro, mas em um país tão diverso em vários aspectos, na culinária as coisas não poderiam ser diferentes.

Beiju

É feito da massa de mandioca ou tapioca. Pode ser doce ou salgado. Particularmente, prefiro o salgado e macio, acompanhado de manteiga, queijo e presunto.

Cuscuz

Existe o cuscuz de milho, salgado, e o de arroz, doce. Novamente, recomendaria o salgado; também com manteiga e queijo. Pra ficar perfeito só faltaria um chocolate quente.

Farofa

Os principais ingredientes são a farinha de mandioca e a farinha de milho. Podem ser acrescentados: milho, carne, ovo, pimenta, bacon etc. A farofa tem presença obrigatória em churrascos.

Churrasco

Uma das melhores comidas do Brasil, e quase todos (senão todos) estrangeiros que já conheci e que experimentaram churrasco concordam. A melhor carne é a picanha e alcatra. Para acompanhar o churrasco geralmente temos pão de alho, queijo e farofa.

Arroz Maria Isabel

É bem simples, mas muito saboroso. Arroz misturado com carne, às vezes também com milho ou o aparitivo de preferência.

Brigadeiro

Um dos doces mais populares no Brasil. Está em todas as festinha de aniversário e é o mais esperado por todos os convidados, depois do bolo, claro. É basicamente feito de leite condensado e chocolate – geralmente acrescentam manteiga, mas na minha opnião é desnecessário. Outros doces bem gostosos são: cajuzinho e beijinho.

Coxinha

Tão popular quanto calórica, é encontrada quase sempre em padarias, festas e cantinas de escolas. A coxinha é um salgadinho brasileiro normalmente feito de farinha de trigo, farinha de rosca, frango desfiado e catupiry.

Pastel

É um salgadinho feito de uma massa com a base de farinha (sim, usamos muita farinha). Pode ser recheado com camarão, queijo, frango e assim por diante. Muitas vezes é acompanhado de caldo de cana, mas eu prefiro mil vezer tomar um refrigerante bem gelado.

Paçoca

É um doce feito de amendoim e açúcar. Eu não gosto muito, mas aparentemente todos os estrangeiros gostam. Então, experimente!

Guaraná

Guaraná é um refrigerante típico do Brasil, e é feito com a fruta do mesmo nome.

Mas e você, quais são as iguarias mais populares do seu país? Compartilhe com a gente!

[English]

You might also like: