Coisas interessantes sobre estágios na Alemanha e no Brasil

Morar no exterior é um sonho, plano e projeto para muitos. Uma grande parte de tornar esse plano realidade costuma ser conseguir um estágio no exterior. Isso, como muitas das etapas envolvidas na mudança para outro país, não é uma tarefa fácil. Garanto que não foi fácil para mim.

Eu planejei minha mudança para a Alemanha por 3 anos, e o meu estágio aqui na bab.la é fundamental para a realização de meus objetivos. Por causa disso, o dia que recebi o e-mail de aceite deles foi um dos mais felizes da minha vida. Foi trabalhoso desenvolver as habilidades e fluência no idioma que possibilitaram essa oportunidade.

Encontrar vagas de estágio, candidatar-se, conseguir seu visto, seguro de saúde, passagens e então encontrar um lugar para morar em outro país é complexo. Uma grande amiga que me acompanhou nesse processo me pediu para escrever sobre ele, então aqui vai a primeira parte:

Onde encontrar vagas:

No próprio portal da bab.la você pode encontrar vagas de estágio na Alemanha:

http://pt.bab.la/est%C3%A1gios/alemanha/

Lá você escolhe a vaga e depois se candidata direto com a empresa.

Eu decidi que queria um pouco mais de apoio durante o processo, assim escolhi fazer meu estágio pelo programa Talentos Globais da AIESEC. Para fazer estágios pela AIESEC você tem que se inscrever aqui:

https://podio.com/webforms/14573323/976717

Depois você será contatato pela equipe da AIESEC mais próxima de você e fará uma entrevista, depois disso você receberá um login e senha para procurar vagas no sistema.Você só paga qualquer coisa depois que conseguir a vaga.

Quanto ao visto para a Alemanha: Você vai precisar de um visto do tipo D:

  1. Receber a confirmação da empresa e assinar o contrato
  2. Marcar sua entrevista no consulado da sua região: você pode achar isso aqui: http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/00/Interaktive-Karte__pt/01__Interkative-karte-brasilia__pt.html
  3. Receber o ZAV, que é a sua autorização de trabalho emitida na Alemanha.
  4. Comparecer ao consulado com todos os documentos necessários: http://www.brasil.diplo.de/contentblob/4118598/Daten/6348222/Merkblatt_Praktikantenvisumpt.pdf
  5. Dica: você deve levar os 60 euros de pagamento em reais, então verifique a cotação do euro no dia! Além disso, se não quiser voltar no consulado para pegar seu passaporte você pode solicitar que eles te enviem por sedex, e você deve levar o dinheiro para pagar por isso. Verifique o custo do sedex para sua casa e leve o dinheiro com você!
  6. Aguardar receber o visto
  7. Bon voyage!

Duas diferenças interessantes que notei entre estágios na Alemanha e no Brasil são a carga horária, 20 ou 30 horas no Brazil e 40 horas na Alemanha. Além disso, as férias funcionam diferente, na Alemanha o estagiário tem direito a 2 dias remunerados a cada 30 dias. No Brasil, tem direito a 30 dias remunerados a cada 12 meses.

Na semana que vem teremos o guia sobre conseguir um estágio no Brazil, com o passo a passo sobre o visto.

 

banner_pt[English]

You might also like: