Como ser brasilieiro em 5 passos

PT how to be coverPT

Dizem que a melhor coisa do Brasil é o brasileiro. Eu tenho um amigo alemão que, se tiver a escolha, prefere estar entre brasileiros. Quando perguntei o motivo, ele me respondeu que gosta “da maneira como eles se comportam”. Essa observação me fez coçar a cabeça: como é viver à brasileira? Depois de refletir sobre o assunto, cheguei a uma fórmula com cinco ingredientes:

1. Não planeje (tanto assim)
Planejar pode ser muito útil, mas não deixe que isso te impeça de aproveitar o momento. Passe mais horas na praia, fique mais tempo em uma festa do que previsto e, o mais importante, deixe o relógio em casa!

2. Abrace todo mundo
Esteja aberto ao contato físico. Abraços, beijos na bochecha, toques nas mãos são gestos que brasileiros fazem naturalmente a alguém que acabaram de conhecer. Comunicação não acontece somente através da fala. Gestos, expressões e olhar nos olhos fazem com que os outros saibam que você está interessado no que eles estão dizendo.

3. Aprenda a improvisar


Muitas ideias boas nascem do improviso. Não deixe de fazer algo só por não ter todas as ferramentas. A criatividade brasileira nasceu da adversidade. Se você não tiver uma bola de futebol, faça uma com meias velhas. Chinelos indicam a linha do gol e você se divertirá tanto quanto se estivesse em um campo oficial. Pode parecer caótico no início, mas o exercício constante de fazer as coisas de uma maneira diferente irá despertar a sua criatividade.

4. Amabilidade antes de precisão
Brasileiros não gostam de dizer não. Durante uma discussão, nós sorrimos e fazemos uma piada para não parecer rude. Para evitar conflito, muitas vezes optamos por manter nossas opiniões privadas. Talvez não seja muito eficiente, mas isso fará com que seja mais fácil se relacionar com pessoas com visões de mundo diferentes das suas.

5. Sempre cabe mais um!
Posso trazer um amigo? Dificilmente um brasileiro responderá a essa pergunta com um não. Os seus amigos são ótima companhia, mas dê uma chance a estranhos. Eles podem acabar se integrando muito bem e a sua lista de amigos só vai crescer.

Você concorda com a lista? O que você adicionaria/tiraria? Deixe o seu comentário abaixo:

[English]

You might also like: