Como você aprende?

As pessoas têm tamanhos, cabelos, vozes e gostos diferentes. Têm também necessidades e estilos de aprendizagem diferentes. Cada um aprende de uma maneira e o primeiro passo para aprender melhor é conhecer um pouco mais de si mesmo. Como você estuda? Qual é o seu estilo? Como você aprende melhor?

Alguns indivíduos aprendem melhor ouvindo; outros vendo; outros utilizando movimentos corporais. Quando estava fazendo uma prova e não sabia a resposta de uma questão, eu fechava os olhos e conseguia ver exatamente a página onde estava a resposta. Não que isso me tirasse do apuro de não saber a resposta, pois apesar de saber onde estava o assunto no livro eu não conseguia ver o que estava escrito.

Se estou assistindo a uma aula, gosto de olhar para o professor. Da mesma forma, ao ver um filme em outro idioma, preso atenção não apenas no som, mas no movimento labial dos atores- uma das razoes pelas quais eu detesto assistir a filmes dublados. Meu estilo de aprender é visual, eu gosto e preciso ver o que está acontecendo para aprender melhor. Para isso recorro aos mapas mentais, esquemas, uso setas e cores. Se o professor me diz que caneta em alemão é Kugelschreiber e é um substantivo masculino, eu logo imagino uma caneta azul com o nome “Kugelschreiber” gravado em sua superfície.

Outras pessoas não conseguem ficar paradas. Elas precisam se movimentar, usar as mãos, executar tarefas. Não conseguem ficar estudando na mesma posição por horas, simplesmente por que aprendem melhor com movimento e tarefas práticas.

Ainda, há aqueles que aprendem melhor ouvindo ou explicando a outra pessoa o que estudou. Quem nunca teve colegas assim, que adoravam explicar os assuntos? Estas pessoas têm o estilo auditivo e geralmente se saem bem em debates e apresentações orais. Elas aprendem melhor com criando melodias, lendo textos em voz alta e conversando sobre os conteúdos estudados.

E você, como aprende melhor?

[English]

You might also like: