Curupira

Conhecido como espírito da floresta, o Curupira é uma criatura mitológica brasileira responsável pela proteção das florestas contra aqueles que a fazem mal, como aqueles que caçam por esporte e não para sobrevivência e aqueles que veem derrubar as arvores e explorar as riquezas da floresta.

EnPt_Curupira_intext1

O Curupira é comumente descrito como tendo a estatura de uma criança, cabelos vermelhos como o fogo, os dentes verdes como esmeraldas e os calcanhares virados ao contrário (o que o ajudava a encobrir seus rastros), algumas versões da estória descrevem o Curupira como tendo a pele escura ou coberta de pelos.

Se essa descrição não parece muito ameaçadora, saiba o povo brasileiro da época levava a ameaça do Curupira bem a sério! Alguns daqueles entravam na floresta para caçar ou explorar, podiam levar oferendas como fumo e cachaça e deixá-los pela floresta para conseguir o apoio de Curupira, ou pelo menos distrai-lo.

Caso você resolva fazer uma visita as florestas brasileiras, mantenha essas dicas em mente, lenda ou não, é melhor se prevenir!

banner_pt

[English]

You might also like: