Derretendo em harmonia – o Natal nos trópicos

Um pinheirinho, um boneco de neve e um blusão com uma rena estampada – isso é Natal? Já pensou como é passar o natal em outro hemisfério? Adicione uma pitada de sorvete e pense duas vezes antes de botar o blusão no nosso acalorado tempo de natal.

Por diversos motivos, o Natal é uma das melhores épocas do ano. Os presentes, obviamente, são o mais importante. E passar tempo com a família. Mas a ideia de passar tempo com a família, todos juntinhos, assando biscoitinhos de natal e tomando uma bebida quente se encaixa melhor num cenário invernal, não? Bom, quando faz 39 graus lá fora, usar o forno pode não ser a melhor ideia. E socar 20 pessoas em um cômodo sem ou com somente um ar-condicionado pode não ser a imagem mais confortável do mundo. Mas nós o fazemos mesmo assim. Nós, brasileiros, somos teimosos, derretendo ou não, nós VAMOS COMEMORAR o Natal como vemos nos filmes de Hollywood.

EnPt intext

 Para início de conversa, os calendários de advento. Nós não temos uma grande tradição nesse quesito, mas me lembro de ter ganhado uma vez um calendário de advento com chocolates, e ele foi direto pra geladeira. Eu me lembro de pegar o calendário e apertá-lo em meus braços (não muito, senão os chocolates podiam derreter com o calor do meu corpo) e aproveitava o abraço daquele papel geladinho.

O mais engraçado é que as pessoas resolvem preparar um peru, ou Chester, para a ceia, até mesmo em casas menores, onde a cozinha apertada vira uma perfeita fornalha. E como bons brasileiros que somos, você pode encontrar na cozinha, nesse exato momento, cinco membros da família. A vó, a mãe, uma criança, uma tia, e um tio já meio tonto que grita HO,HO,HO a cada meia hora. Nós gostamos de estar juntos, não importa a temperatura.

Mas as placas com “Let it Snow” são a cereja do bolo. Um monte de bonecos de neve, flocos de neve, neve falsa por toda parte, e lá fora o sol fritando. O mais estranho é ir tomar banho de mar ou de piscina e voltar pra casa vendo neve falsa por todos os lados. Mas nós compramos o Espírito de Natal como nos foi propagandeado.

Agora noto que talvez pareça que estou reclamando. Esse será meu primeiro natal no inverno, e isso, obviamente, é muito empolgante, mas eu não trocaria meus natais derretidos por nada no mundo. Tomar um banho frio e abrir os presentes com o cabelo ainda molhado e usando um vestidinho e chinelos não tem preço, e tem seu bom toque natalino também.

No fim, todos aproveitam essa época, seja ao redor da lareira ou lutando por um lugar perto do ar-condicionado/geladeira.

 

banner_pt

[English]

You might also like: