Dia das Mamães – A similaridade de palavras para “mãe’ em diferentes línguas

O Dia das Mães tem datas comemorativas diferentes por todo o mundo. A maioria dos países, como o Brasil, celebra o Dia das Mães no segundo domingo de cada maio. Muitos outros celebram em outras datas durante o ano.

As diferentes datas para celebrar o papel das mães na sociedade nos lembram como o mundo é diferente. Mas há uma coisa que a maioria do mundo tem em comum quando nos referimos a figura das mães: a língua.

De acordo com fontes, ‘mama’ e ‘papa’ são palavras que são primeiramente pronunciadas por bebês que estão aprendendo a falar. É algo natural, parte da maneira que aprendemos nossas línguas maternas. Por isso, é incrível o quanto é parecida a maneira como pronunciamos ‘mãe’ em diversos lugares do mundo. Claro que há diferenças, como na língua Japonesa antiga, em que a palavra ‘papa’ se refere a ideia de mãe, enquanto que ‘mama’ se refere a comida. Mas, em geral, chamamos nossas mães dessa maneira desde bem pequenos:

PT_Mother's day_intext1

Nós normalmente desenvolvemos uma grande gratitude pelas pessoas que nos fizeram esse favor incrível que é nos criar, nossas mães. É provavelmente por causa da sua mãe que você fala tão bem sua língua materna.

Então, Feliz Dia das Mães para a sua mãe. Comente abaixo como você diz “mãe” na sua língua ou na língua que você está aprendendo.

banner_pt[English]

You might also like: