Dia dos Namorados

Há algumas semanas notei que as vitrines de algumas lojas estavam decoradas em tons de vermelho e com corações por todos os lados. À primeira vista me pareceu muito estranho todos aqueles corações em pleno mês de Fevereiro. Onde estavam os confetes e serpentinas típicos do carnaval? Só então percebi que ao invés de enfeites de carnaval as lojas dispunham de decoração para o dia dos namorados, 14 de Fevereiro. Muito estranho para quem está acostumada a comemorar em Junho. Eu sabia que a data é comemorada em diversos países do mundo, mas presenciar a comemoração é como ver o Natal acontecer em Outubro. É um exagero eu sei, o Natal é uma festa bem maior. Mas ainda sim é esquisito ver todos estes corações espalhados por aí em Fevereiro.

Claro que comemoramos o dia dos namorados no Brasil, mas o santo é outro. Não celebramos São Valentim e sim Santo Antônio. O dia dos namorados no Brasil é 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio. Ele é conhecido como santo casamenteiro e, por isso, muitas são os pedidos e as simpatias dirigidas a ele para conseguir um marido, noivo ou namorado. Ou esposa, noiva ou namorada.

As simpatias são crendices de origem popular bastante difundidas no Brasil. Segundo o dicionário da língua portuguesa Aurélio, simpatia é um “ritual posto em prática, ou objeto supersticiosamente usado, para prevenir ou curar uma enfermidade ou mal-estar.” Existe simpatia para tudo, inclusive para encontrar a sua cara-metade, sua alma gêmea, a tampa da sua panela ou qualquer outro termo que você preferir.

Se a situação estiver difícil é possível apelar para os dois santos: Valentim e Antônio. Não custa tentar, quem sabe um dos dois atende à causa? É só escolher a que mais agradar e mãos à obra!

Simpatias para Santo Antônio:

1 – Compre uma imagem do santo, faça seu pedido e, para que ele seja realizado, tire o Menino Jesus dos braços do santo dizendo que só o devolverá quando conseguir um namorado. Vale também colocar o coitado do santo na geladeira, no freezer ou de ponta cabeça dentro de um copo.
2. Na manhã do Dia dos Namorados compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite conte sete estrelas no céu (sem apontar para elas) e peça ao santo que ele lhe ajude você a conquistar quem você quer. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem do santo e só a desamarre quando encontrar um namorado (a).
3. Amarre uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem do santo e peça um namorado, marido, namorada, o que você preferir. Reze e pendure a imagem de cabeça para baixo sob a sua cama. Só a desvire quando alcançar o pedido.

Santo sofre, não? Mas há quem diga que funciona…

[English]

You might also like: