E-books ou livros?

Quando a televisão surgiu há algumas décadas atrás muitas pessoas declararam que o rádio iria desaparecer. Outras tantas acharam que aquela “caixa preta” era uma invenção inútil e não duraria muito tempo. Com os passar dos anos, ambas as declarações se revelaram equivocadas. O rádio não desapareceu e a televisão, ainda muito popular, continua se reinventando.
Entretanto, desde que a internet surgiu, as mudanças nos meios de comunicação tem sido cada vez mais rápidas e à medida que novas tecnologias surgem, novamente os antigos meios de comunicação são colocados à prova.

Hoje se pode dizer que o debate gira em torno da continuidade dos jornais, livros e revistas impressos frente ao surgimento dos e-books, disponíveis em tablets. Tablets são, basicamente, pranchetas eletrônicas sensíveis ao toque e fazem parte do grupo de dispositivos móveis sem conexão com fios, que permitem mobilidade a seus usuários. Tal mobilidade permite que leitores ávidos carreguem consigo suas revistas, jornais e livros favoritos para qualquer lugar, sem grandes esforços.
Além da praticidade, e-books permitem interatividade. Uma matéria jornalística visualizada em um tablet pode (e deve) conter muito mais que texto. Pode conter áudio, vídeos e entrevistas extras. Apesar de todos esses diferenciais, muitas pessoas ainda se sentem desconfortáveis em ler em um tablet. Alguns alegam que é desconfortável aos olhos, outros que não há comparação com o folhear de uma página.

Em minha opinião, as versões impressas de livros e revistas irão coexistir muito bem com suas versões digitais disponível em tablets. Os e-books possuem a vantagem de serem práticos, dinâmicos e facilmente publicáveis.

Livros podem não conter tais atributos, mas seguem encantando gerações. Quem não gosta de se perder em uma boa livraria? O importante é que ambas versões (impressas ou digitais) vêm modificando a forma como estudamos, nos comunicamos e, principalmente, nos informamos.

A intenção desse artigo é, mais uma vez, aguçar sua curiosidade e opinião! Adoraria conhecer suas previsões sobre os novos meios de comunicação. Para finalizar, indico dois websites, um para os fãs da tecnologia http://www.mundotecno.info/ e outro para os amantes dos livros http://www.miragebookmark.ch/most-interesting-bookstores.htm
Aproveite!

[English]

You might also like: