E o Prêmio vai para…

Não, não se trata da Estatueta anualmente premiada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana como forma de reconhecimento aos profissionais da indústria do cinema, desde o início do Oscar em 1929, em Los Angeles. Nem da Palma de Ouro entregue desde 1955 no Festival de Cinema de Cannes, o qual acontece desde 1946. Tampouco do Urso de Ouro concedido desde 1951, com o início da premiação cinematográfica do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Trata-se de uma premiação mais recente, organizada anualmente desde 2002 pela Academia Brasileira de Cinema. O ‘Oscar Nacional’, ou como atualmente é chamado “O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”, é uma premiação que se difere das outras por ser organizada pelos próprios profissionais do campo, e elege as obras cinematográficas e audiovisuais concorrentes através de votação, a qual passou a ser feita por meio da internet desde 2004. À exceção das ‘Homenagens Especiais’, o processo de escolha dos vencedores do melhor filme estrangeiro e diversas categorias do cinema brasileiro acontece em duas etapas: Indicação e Premiação. Apenas os curtas-metragens são pré-selecionados por outras instituições. Os membros do Conselho Acadêmico recebem uma senha eletrônica para votar pelo site da instituição, e a apuração fica por conta da PricewaterhouseCoopers.

O primeiro filme brasileiro a ser contemplado com o prêmio foi O Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, o qual conquistou sete prêmios. Nesta edição, o homenageado será o cineasta brasileiro Carlos Diegues, um dos principais nomes do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que batalhava por uma produção com “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, com mais conteúdo e menos custo nas produções, voltado à realidade brasileira. Nesse ano, os filmes com o maior número de indicações do evento são O Palhaço, com treze indicações, seguido de O homem do futuro e Bróder, ambos com onze, e Bruna Surfistinha, com dez. O Prêmio ocorrerá no dia 15 de outubro no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, ou seja, em uma semana saberemos quais os grandes vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Você conhece o cinema brasileiro? Algum filme em particular que você gostou? Qual o grande festival de cinema que acontece no seu país?

[English]

You might also like: