Estudantes e do uso da tecnologia

A tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia. Computadores, telefones celulares, TVs, iPods – são tantas as ferramentas disponíveis que eu poderia fazer uma lista enorme. Tomando como exemplo os computadores e a internet: usamo-nos para trabalhar, estudar, ler livros, conhecer pessoas, conversar com os nossos familiares e amigos, jogar, ouvir música e assim por diante. Esta semana vi um vídeo interessante sobre jovens e o uso de mídia digital na aprendizagem. Ele traz a seguinte pergunta: “As crianças estão diferentes por causa da mídia digital?”

Não tínhamos computadores quando eu era criança- nem eu nem meus amigos ou conhecidos. Era algo que não fazia parte da nossa realidade. Eu gostava de jogar vídeo game (tínhamos um Master System e jogávamos Alex Kidd – do fundo do baú, não?) e também jogos “reais” com meu irmão. Estudávamos por livros e fazíamos amigos à moda antiga. Eu ainda amo ler livros e receber cartas em vez de e-mails. Tocar o papel é algo que não pode ser comparado a olhar para uma tela de computador. Por outro lado, não se pode ou deve ignorar o fato que as crianças de hoje fazem muito uso da tecnologia. Uma jovem diz no vídeo acima mencionado: “Os livros não são mais a coisa padrão através da qual se aprende.” Ela está certa.

As escolas devem se preparar para lidar com o uso que seus alunos fazem da tecnologia e tentar trazê-lo para o ambiente de aprendizagem escolar. A internet pode ser considerada um vasto ambiente informal de aprendizagem. Criar e manter blogs, trocar e-mails, jogar: quando desenvolvidas de forma inteligente estas atividades podem proporcionar boas experiências de aprendizagem. Para lidar com tanta informação ao mesmo tempo, os jovens têm que ser capazes de desenvolver diversas tarefas ao mesmo tempo, pensar rápido e tomar decisões. Como passar do jogar simplesmente para jogar aprendendo?

Os alunos devem ser estimulados a refletir sobre o que estão fazendo, como estão desenvolvendo a tarefa e os resultados obtidos com suas ações. Os professores devem tentar despertar sua curiosidade estimulando a resolução de problemas e o pensamento crítico, motivando os alunos a perceberem o valor além do jogo.

O uso da tecnologia envolve os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão familiarizados com a tecnologia e, por isso, o seu uso traz a realidade do aluno para a aprendizagem, tornando-a mais significativa.

[English]

You might also like: