Fatos curiosos sobre o Brasil

[English]

Por ser tão relacionado com a natureza, é comum dizer no Brasil que as pessoas de outros países pensam que vivemos no meio da floresta e usamos cipó como meio de transporte. O país possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes está no Brasil. Você sabia que…

…o nome do Brasil vem de uma árvore?

Segundo Frei Vicente do Salvador e Pero de Magalhães Gandavo, o nome Brasil deriva de “pau-brasil”, uma árvore de onde era extraída uma resina vermelha, usada na tinturaria de tecidos. Hoje o nome oficial do país é República Federativa do Brasil .

… o rio Amazonas é o maior do mundo em termos de volume de água?

Onze vezes o volume do rio Mississippi, durante a estação de cheias a foz do rio pode chegar a 482 km de largura, despejando até 152,4 milhões de km3 de água no Atlântico. Para referência, o fluxo diário de água doce despejada no Atlântico pelo rio Amazonas é suficiente para abastecer a cidade de Nova Iorque por nove anos.

… A Ilha de Marajó, no estado do Pará, é a maior ilha fluviomarinha do mundo?

Ela tem uma área de aproximadamente 40 100 km², quase do tamanho da Suíça, 41 285 km². É banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins.

… o menor sapo do mundo é brasileiro?

O “Sapo Bebê Brasileiro” é menor que um centavo de dólar. O maior sapo do mundo é o Golias (Goliath Conraua), de Camarões. Ele atinge cerca de 30 centímetros e pesa até 3,3 kg. Já o menor do mundo, brasileiro e conhecido como Gold ou Dourado (Psyllophryne Didactyla), cresce apenas 9,8 mm, menos de um centímetro! Você pode imaginar o tamanho filhotes?

… abelhas brasileiras podem prevenir cáries?

Dentistas da Universidade Rochester Medical Center de Nova Iorque e pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, descobriram que uma substancia produzida por abelhas brasileiras para proteger suas colméias pode ser um potente agente anti-cáries. A substancia é o própolis, que as abelhas utilizam para “colar” as partes da colméia, tapar buracos e embalsamar insetos mortos.

You might also like: