Feliz Ano Novo!

Mal termina o Natal e já começa a contagem regressiva para 2011! Não há outra data em que a mistura e a religiosidade brasileira estejam tão em evidência. Nesse momento de transição, religiões, rituais e superstições se misturam: tudo para atrair o que há de melhor para o ano que está chegando.

Por aqui, fizemos também nossa contagem regressiva – a cada número, você encontra alguns elementos “tradicionais” (crenças, hábitos) da festa Ano Novo no Brasil. Independentemente de acreditar ou não em superstições e segui-las ou não, o importante é comemorar.

10 – Roupa para passar o Réveillon: A cor da roupa que se estará usando na passagem do ano é muito importante, pois simboliza o que se deseja para o ano seguinte. No Brasil, a maioria das pessoas escolhe o branco, por simbolizar paz e harmonia. O Vermelho representa a força e paixão; amarelo, dinheiro e prosperidade; laranja para o sucesso; azul para harmonia e paz; verde para saúde, esperança e equilíbrio.

9 – Roupas íntimas: Segundo as superstições, usar roupas íntimas novas dá sorte no amor, porque deixam os mal-entendidos para trás. São recomendadas principalmente para quem está começando namoro, para garantir o futuro. Vale tanto as mulheres quanto os homens.

8 – Frutas: têm grande importância na ceia de Réveillon. As que têm muitos caroços são as preferidas -a romã, a uva e a maçã- por significarem abundância. Romãs são especialmente indicadas para atrair dinheiro (você deve comer sete partes e guardar as sementes na carteira).

7 – Carne de porco: O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza. Não se deve comer aves, principalmente no primeiro dia do Ano Novo: elas ciscam para trás.

6 – Lentilha: comer um prato de lentilhas na ceia de Ano Novo atrai sorte. De preferência, com uma nota de dinheiro em baixo do prato, para atrair mais dinheiro.

5 – Sete ondas: Se você estiver na praia, não deixe de pular as 7 primeiras ondas do ano, fazendo um pedido mental ao pular cada uma. Este é um hábito que tem suas raízes nas tradições africanas. O ritual homenageia Iemanjá, divindade (orixá) que protege os mares e as crianças. Sete é de fato o número da cabala, que representa Exu, filho de Iemanjá, e os sete saltos são usados para abrir os caminhos.

4 – Fogos de artifício: Quando estourados na hora da virada, acredita-se espantar os maus espíritos. Seu colorido alegre e seu ruído forte dão boas vindas ao novo ano que vem chegando.

3 – Champanhe: a bebida simboliza alegria e abundância e é um símbolo de comemoração, já que a rolha “estoura”.

2 – Música: A melodia e a letra são simples e não há quem nunca tenha ouvido pelo menos a primeira parte. Para cantar antes, durante e depois da virada.

1 – Feliz Ano Novo!

Previsões astrológicas para 2011

[English]

You might also like: