Hoje tem feijoada? Tem sim senhor!…

Se você já passou um bom tempo no Brasil, ou é um brasileiro expatriado como eu, há de concordar: dá saudade de comer feijão com arroz. Que dirá de uma feijoada completa!…O prato é um dos mais apreciados – e tradicionais – da culinária brasileira e é difícil encontrar uma feijoada tipicamente brasileira fora do Brasil.

Mas de onde vem a feijoada?
A feijoada é um prato que tem sua origem no Norte de Portugal, onde é preparada com feijão branco ou vermelho, geralmente incluindo também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve), além da carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

No Brasil, a feijoada é feita a partir de uma mistura de feijões pretos com vários tipos de carne bovina e suína. Ela é servida acompanhada de farofa, arroz, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes.
(Em Portugal, essa versão da feijoada é chamada feijoada à brasileira)

De acordo com a explicação popular mais difundida, a feijoada teria surgido na época da escravidão. Os senhores – das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar – forneciam aos escravos apenas os “restos” dos porcos, quando estes eram carneados. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita.

Estudos históricos recentes, no entanto, não sustentam esta teoria. Eles afirmam que a origem da feijoada tem a ver com receitas portuguesas, das regiões da Estremadura, das Beiras e de Trás-os-Montes e Alto Douro, que misturam feijão de vários tipos – menos feijão preto (de origem americana) – a linguiças, orelhas e pé de porco.

Independentemente da origem, a feijoada é muito popular no Brasil, onde é prato principal de muitas festas e celebrações.

Que tal preparar a sua?

Para mais pratos brasileiros clique aqui.

[English]

You might also like:

1 thought on “Hoje tem feijoada? Tem sim senhor!…”

  1. ahahhahahaha me lembrei de qndo eu morava na frança tinha tantaaaaaaaaaas saudades da feijoada da minha mãezinha. Quando voltei para o Brasil, uma amiga minha veio cmgo para conhecer o pais. Pedi “Mamãe quando chegar ai, porfavoooooooooooor faz aquela feijoada” Nossa enquanto eu lambia o prato minha amiga olhava para ele sem a minima vontade de comer :p

    tadinha…

    bjooooooos ^^

Comments are closed.