Idéias para tornar o aprendizado mais divertido!

Muito já foi dito sobre como a diversão torna a aprendizagem mais significativa e agradável. A diversão não apenas atrai a atenção dos alunos como também os motiva. Atividades lúdicas auxiliam no aprendizado de crianças, adolescentes e adultos. Elas ajudam os estudantes a relaxar, diminuir seu filtro emocional e se concentrar na sala de aula. Que tal …

• Usar uma variedade de materiais de estudos para complementar a aprendizagem de gramática e vocabulário? Além dos livros, os professores podem contar com inúmeras fontes para tornar a sua aula mais divertida: artigos de jornais, músicas, atividades de role play, filmes, palavras cruzadas e testes. Uma boa maneira de envolver os alunos e aumentar o seu interesse no assunto estudado é fazer com que as atividades sejam interativas. Peça sugestões aos seus alunos, converse com eles e veja com o que eles gostariam de trabalhar.

• Dar-lhes um desafio? Atividades dinâmicas que exigem o pensamento crítico, como enigmas e charadas, são ótimas ferramentas que combinam desafio e diversão. Essas atividades também podem ser feitas em grupos, o que permite maior interação entre os colegas, fazendo com que os alunos aprendam através da escuta e fala ou mesmo tentando ensinar aos outros.

• Usar a imaginação? Crie histórias com eles, brinque de RPG, permita que seus alunos utilizem sua criatividade viajando no mundo da imaginação e sua participação será mais autêntica. Einstein disse uma vez “A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. Imaginação circunda o mundo”.

• Usar um pouco de tecnologia? Fotografia digital, gravações de vídeo e jogos e quizzes na internet e podem proporcionar experiências práticas de aprendizagem. Este, por exemplo, é um quis divertido e com música: Nickelback “Rockstar lyrics quiz ‘

[English]

You might also like: