Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro

[English]

Na sexta feira, 02 de outubro de 2009, começou a contagem regressiva para a realização de um sonho: Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. A cidade brasileira venceu Chicago, Tóquio e Madri, na eleição do COI (Comitê Olímpico Internacional) realizada em Copenhague, na Dinamarca.

O Rio venceu Madrid na última rodada da votação, por 66 votos a 32. Ao anunciar a cidade escolhida, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, emocionou não só quem estava presente, mas toda a nação, que esperava ansiosa pelo resultado. Pode-se dizer que a vitória não foi apenas brasileira ou da Cidade Maravilhosa, como mostra o vídeo oficial da candidatura, mas de todo continente, já que a Olimpíada de 2016 será a primeira realizada na América do Sul.

Os Jogos Olímpicos vão além das competições entre atletas. Um evento desta proporção é capaz de modificar e fomentar a economia da cidade e do país-sede, mudando o cenário não só para os atletas e turistas como também para a população local. Melhorias ne rede de transporte, moradia, instalações esportivas e geração de novos postos de trabalho são alguns pontos positivos observados. A cidade de Barcelona, na Espanha, passou por inúmeras transformações para receber os Jogos am 1992, reestabelecendo-se depois como um dos principais destinos turísticos da Europa.

É claro que ser a sede dos Jogos Olímpicos exige seriedade e compromisso, principalmente em relação à infra-estrutura da cidade-sede. No caso do Rio, mais da metade das instalações para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 já estão construídas, pois foram feitas para os Jogos Pan e Parapan Americanos de 2007.
Mas por que Rio de Janeiro? Os portugueses chegaram à cidade no dia 1º de janeiro de 1502. Pensando que a Baía de Guanabara era um rio, nomearam a cidade Rio de Janeiro. Em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil e, na época das invasões napoleônicas, capital do Império Português. A cidade só perdeu o título de capital da república em 1960, quando foi inaugurada Brasília.

A cidade Rio de Janeiro é a capital do estado Rio de Janeiro. Ela é, provavelmente, a cidade brasileira mais conhecida no exterior, seja por suas belezas naturais, pelo Carnaval ou pela violência, que são sempre notícia. A segurança é uma preocupação evidente: a cidade é conhecida pelos assaltos, por vezes violentos, aos turistas e moradores nas ruas. O governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, anunciou que o total de policiais na cidade aumentará consideravelmente. As autoridades pedirão ajuda tecnológica ao FBI, dos Estados Unidos, à Scotland Yard, da Inglaterra, e às polícias de França, Alemanha e Israel.

O Rio é sem dúvida um dos principais centros sociais e culturais do Brasil. Lá está localizado o maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina. O Brasil é a maior economia nacional na América Latina, a décima maior economia do mundo em taxas de câmbio do mercado, com previsão de ser a quinta até 2016, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). Os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina. O país exporta aeronaves, café , automóveis, soja, minério de ferro, suco de laranja, aço, etanol, têxteis, calçados e muita simpatia.

Os Jogos Olímpicos trazem oportunidades de trabalho para aqueles que são fluentes em outro idioma, principalmente o Inglês. É fundamental num evento deste porte saber falar outra língua, já que o Português não é tão difundido como o Inglês ou Espanhol. Mas a falta do idioma não impede o brasileiro de se comunicar. Numa pesquisa feita pelas universidades de Michigan e da Califórnia, entre 50 cidades do mundo, o Rio de Janeiro foi escolhido como a cidade com o povo mais cordial do mundo.

O povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula, faz mímica, fala alto e não mede esforços para entender os turistas e se fazer entender. Pode ter certeza: se você for para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o Survival Guide do bab.la será bastante útil, mas um sorriso, disposição e coração aberto para aceitar o jeito brasileiro de ser serão fundamentais.

A realização dos Jogos de 2016 é um enorme desafio para o Rio, mas que servirá de incentivo e motivação para que a cidade se transforme para melhor. Superação, espírito de equipe, determinação, força de vontade e muita dedicação são a marca dos Jogos Olímpicos, que ajudarão a transformar o Rio de Janeiro numa Cidade ainda mais Maravilhosa.

Fontes:
riodejaneiro-turismo.com.br
anthropos.com.br
economist.com

You might also like: