Momento Nostálgico – Programas infantis brasileiros dos anos 80

Dia desses, conversava com meu marido sobre programas e personagens de TV que foram muito famosos no Brasil quando eu era criança. Foi engraçado ver como alguns desenhos e shows da nossa infância podem estar tão marcados em nossas memórias e ainda assim, podem parecer tão desconhecidos uma vez que procuramos aprender mais sobre suas origens e características.

Foi assim que iniciei uma imersão nostálgica e procurei saber um pouco mais sobre alguns aspectos da programação televisiva brasileira, em grande maioria, dos anos 80:

Desenhos internacionais, lembranças familiares

Caso o vídeo não funcionar, clique aqui.


Muitos dos desenhos que foram ao ar nas maiores redes de TV do país, até onde eu me lembro, foram criações norte-americanas. Nomes como Cavalo de Fogo (Wildfire – 1986), Os ursinhos Gummi (Adventures of the Gummi Bears – 1985), Nossa Turma (The get along gang – 1984) e Caverna do Dragão (Dudgeons and Dragons – 1983) podem não significar muito para outros países (meu marido, que é alemão apenas conhecia os ursinhos gummi), porém a maioria brasileiros maior que 20 anos sorriria ao ouví-los 😀

Foi curioso garimpar as informações desses desenhos em sua língua original e entender alguns dos seus aspectos um pouco triviais, mas que nunca fizeram sentido para mim quando criança. Por exemplo, eu nunca soube o significado do nome Gummi (se sim, não me recordo 😀 ). Gummi bears são pequenos ursinhos de goma que surgiram nos anos 20 na Alemanha, chamados de Gummibärchen, e por isso a utlização do nome.

Figuras infantis estranhas

Caso o vídeo não funcionar, clique aqui.


Os apresentadores dos programas infantis matinais eram no mínimo estranhos. Fofão e o palhaço Bozo podem exemplificar bem isso.
O palhaço Bozo na verdade foi uma figura que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 40 e fio exibido na TV americana por 25 anos. O show foi produzido para mais de 40 países e o Brasil teve o seu próprio Bozo nos anos 80. É estranho ver que a imagem do palhaço Bozo era uma marca tão internacional, que serviu como símbolo para a Mc Donald’s até o surgimento do Ronald Mc Donald. Ainda sim, esse palhaço fez um grande sucesso no Brasil e seu show, que contou com outros personagens famosos da TV como a Vovó Mafalda, esteve no ar por 10 anos.

Fofão é um personagem brasileiro voltado para crianças que surgiu nos anos 80. Ele era um alienígena com uma aparência um pouco bizarra (quem não lembra daquelas bochechas gigantes) que iniciou sua carreira no popular Balão Mágico, mas rapidamente ganhou seu próprio programa e tornou-se um sucesso. Bom, eu acho que a percepção de fofura desta época era um pouco distorcida, mas o Fofão fez milhões de crianças se apaixonarem pela sua figura, e implorar pelos seus brinquedos 😀

Programas da TV Cultura

A emissora pública TV Cultura oferecia e ainda oferece uma programação de caráter educativo e cultural para crianças. Uma variedade de desenhos internacionais era oferecida, tais como a Rua dos Pombos (1981) que foi originalmente exibido na BBC, Zeca e Joca (Pat a Mat – 1979) que para minha supresa é uma animação Tcheca que fez muito sucesso em países como Polônia, Alemanha e Finlândia e também o maravilhoso Conto de Fadas(Faerie Tale Theatre – 1982) que contou com a participação de renomado diretores como Tim Burton e Francis Ford Coppola.

A emissora também criou ótimos programas nacionais, que ensinaram grandes lições para crianças da minha época, como os famosos Rá Tim Bum (1989) e o Castelo Rá Tim Bum (1994). Os dois programas ganharam diversos prêmios, não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos.

Claro que personagens como a Xuxa, seriados como Anos Incríveis e outras dezenas de desenhos que marcaram a época estão faltando por aqui, mas é quase impossível listar todos em um só post. Mas dentre os personagens desta época, quais deles mais marcaram a sua infância?

[English]

You might also like: