Muito além da feijoada

[English]


A feijoada é sem dúvida o prato mais típico do Brasil. Ela é consumida quase diariamente por ser rica em vitaminas e proteinas necessárias para o corpo e por ter um preço bastante baixo no país. Mas a culinária no Brasil é muito mais rica do que o conhecido feijão com arroz. Veja abaixo algumas curiosidades…

A importância do café:

O café é um item muito apreciado no Brasil – e não poderia ser diferente, já que somos o maior produtor mundial. O café tem uma importância histórica e política para o Brasil e seu desenvolvimento econômico no final do século XIX. Ele significava status, riqueza e talvez até mesmo a chance de virar presidente do país. (Se houver interesse, veja como a presidência do Brasil se revezava entre produtores de café e de leite aqui).

Atualmente, muito longe do símbolo de poder, o café faz parte da rotina do brasileiro. Quer um exemplo? O nosso desjejum é chamado café-da-manhã, o que implica, é claro, que o café faz parte de uma boa refeição para iniciar o dia.

E falando em desjejum….

No Brasil temos o café-da-manhã, enquanto nos outros países lusófonos o nome muda um pouquinho. Em Portugal é o pequeno-almoço e nos africanos Angola e Moçambique é o mata-bicho. Minha única interpretação para isso é que eles devem querer matar o bicho da fome…

As frutas tropicais

Não é à toa que o Brasil tem fama por usas frutas tropicais. Essa fama provavalmente é proveniente da época da Carmen Miranda e seu chapéu de frutas.
O nome não é familiar? Talvez estes videos ajudem:

O que é que a baiana tem?
Chica Chica Boom Chic

Ela foi a primeira brasileira a fazer sucesso nos EUA – e chegou a ser a mulher mais bem paga dos Estados Unidos na década de 40, atuando como cantora e atriz.

Mas e o esteriótipo das frutas é verdadeiro? É sim. O Brasil tem uma enorme variedade de frutas que europeus por exemplo nunca sequer ouviram falar. Diferentes cores, tamanhos, formatos, cheiros e sabores. As frutas no Brasil tem gosto especial – e preço também. São em geral baratas e fazem parte da alimentação diária dos brasileiros.


Nosso refrigerante

O principal competidor da Coca Cola no Brasil é o refrigerante de guaraná. Guaraná é uma fruta cultivada no Brasil e o refrigerante é feito a partir dela. Qualquer pessoa no país conhece esse refrigerante – ele é provavelmente mais adorado que a Coca-Cola, exatamente por ser só nosso.

You might also like: