O Rei do Futebol

Morando fora do país, quando digo que sou brasileira quase sempre ouço estas palavras: Rio de Janeiro e futebol. Como falei sobre o Rio no texto sobre os Jogos Olimpicos de 2016, agora falo um pouco sobre a paixão nacional: o futebol.

O futebol faz parte do dia a dia do brasileiro. É o principal esporte do país e é motivo para tudo: para piadas, para puxar uma conversa, para amizades e inimizades, para fim de namoro e também para beber com os amigos no bar mais próximo. Confesso que já passei muita raiva por causa deste jogo. Sempre que passava um programa legal na TV aos domingos eu não tinha chance: a hora do jogo era sagrada, eu tinha que ceder meu lugar para meu pai, meu irmão e seus amigos. Jogo é jogo e não havia negociação que vencesse este argumento.

Na verdade, até quem não é muito fã do esporte acaba torcendo e vibrando em época de Copa do Mundo. É a maior folia, todos reunidos comendo, bebendo, assistindo ao jogo, sofrendo e comemorando juntos. É muito difícil encontrar um brasileiro que seja imune ao futebol! Se o jogo for contra a Argentina então, somos a torcida mais fervorosa que existe!

A Seleção Brasileira, pentacapeã, é a seleção que mais vezes conquistou a Copa do Mundo e a única a participar de todas as edições disputadas até 2014.

Um dos nossos principais jogadores de todos os tempos, também conhecido e idolatrado mundo a fora, completou 69 anos em Outubro. Pelé, tricampeão mundial pela seleção brasileira, é unanimidade quando o assunto é futebol. Dez fatos curiosos sobre o Rei do Futebol:

  1. O seu nome, Edson, é uma homenagem do seu pai ao inventor Thomas Edison.
  2. O apelido original era “Bilé”. Como os amigos não entenderam, começaram a chamá-lo de “Pelé”.
  3. Pelé foi grande responsável por imortalizar a camisa 10 no futebol. Depois de Pelé, o número passou a ser vestido pelo melhor jogador do time, tanto no Brasil quanto no exterior.
  4. A expressão “Rei do Futebol” surgiu, através dos franceses, durante a disputa da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, quando Pelé só tinha 17 anos.
  5. Em 1958, Pelé bateu o recorde de gols marcados em apenas uma edição do Campeonato Paulista 58 gols.
  6. Pelé é até hoje o mais jovem Campeão Mundial.
  7. Ele nunca ganhou um Campeonato Brasileiro.
  8. Gravou um comercial para o Vídeo Game Atari falando em espanhol.
  9. Durante o mundial de 1966, na Inglaterra, Pelé fez sua última partida com o parceiro Garrincha. Atuando juntos, a seleção brasileira nunca perdeu um jogo.
  10. Ele é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira: 95 gols

Que tal testar seus conhecimentos sobre o esporte do Rei? Teste aqui e marque no placar! (testes em Inglês)
Futebol para experts
Futebol brasileiro

[English]

You might also like: