O seu aniversário é mais feliz no Brasil

Depois de morar alguns anos fora do Brasil e ter a chance de comemorar alguns aniversários em países da Europa e América Latina, eu posso dizer que no Brasil é mais divertido envelhecer. Os costumes ao redor da celebração de um aniversário e a maneira como os Brasileiros utilizam isso como mais um motivo para celebrar a vida fazem com que as rugas e as distantes lembranças da infância não pareçam tão dolorosas neste dia.

Fir0002/Wikimedia Commons
Fir0002/Wikimedia Commons

Entre algumas pessoas que conheci ao longo dos anos, alguns não recebem tão bem a ideia de celebrar um aniversário por ser o marco de mais um ano de vida e, consequentemente, de que você está ficando mais velho. Especialmente quando você passa dos vinte e cinco anos, idade que marca biologicamente o fato que você, ao invés de crescer, só fica mais velho. As moças começam a se preocupar com rugas precoces e os rapazes já não aguentam mais ter que se barbear quase todo dia. Mas no Brasil a coisa é diferente. Aniversário é motivo de chamar toda a família, amigos e colegas de trabalho e passar o dia inteiro comemorando o simples fato de você estar vivo, saudável e um ano mais experiente.

Quando criança, além de ser acordao pela minha mãe com um chocolate para cada ano de vida, a data não se podia deixar passar sem uma festinha com bolo, refrigerante, salgadinhos, doces e brincadeiras. Fazer aniversário é muito melhor quando se é criança, claro, mas ser uma criança brasileira é ainda melhor. Enquanto nos outros países que eu visitei as festas de aniversário são regadas de comidas e aperitivos comprados em supermercado ou preparados de última hora, no Brasil a alegria começa bem antes da festa, quando preparamos os doces e salgados para antes de cantar o parabéns. Entre os doces estão o brigadeiro (tradicionalmente brasileiro, feito de chocolate e leite condensado), o beijinho (feito de leite condensado e coco raspado) e a surpresa de uva (uma uva coberta com creme de leite condensado e açúcar). Os salgados mais comuns são as empadinhas e pastéis de forno (assadas e recheadas geralmente com queijo ou carne) e as tradicionais coxinhas (deliciosos petiscos feitos de massa de batata e recheados com carne de frango desfiada). Tudo, além do mais, é preparado com bastante amor e carinho para compartilhar com seus entes mais queridos.

Eduardo P/Wikimedia Commons
Eduardo P/Wikimedia Commons

Aniversário também é melhor no Domingo: quando crescemos já não temos tanto tempo para nos dedicarmos a tantos detalhes, mas o sentimento de que o dia precisa ser celebrado ainda existe. Mesmo tendo que trabalhar todo o dia, o Brasileiro encontra tempo para comemorar – nem que seja por meia hora no final do expediente se o seu aniversário cai no meio da semana, porém a cada poucos anos temos a sorte de celebrá-lo num Domingo, o que dá motivo para fazer duas festas a mais, na sexta e no sábado.

Como bons brasileiros, nós celebramos a vida apenas por estarmos vivos, e não precisamos de mais nenhum motivo para tal. E qualquer dia é uma boa desculpa para fazê-lo de novo. Então, se você for ao Brasil durante seu aniversário, não esqueça de convidar todos os seus amigos, limpar a sua agenda para a festa e aproveitar bastante: parabéns a você nesta data querida, muitas felicidades e muitos anos de vida!


[English]


You might also like: