O Som do Brasil – 3 instrumentos brasileiros que você deveria conhecer

A música brasileira é reconhecida internacionalmente pelos seus ritmos pulsantes e envolventes e surge através das mãos dos nossos talentosos músicos e variados instrumentos. Muitos desses instrumentos vieram dos nossos ancestrais portugueses e africanos e foram adaptados e modificados com o tempo, criando nossas próprias variações rítmicas.

Vamos dar uma olhada em alguns de tantos instrumentos importantes para a formação da música brasileira e descobrir como eles foram utilizados para a execução de algumas das nossas surpreendentes melodias:

Ganzá
O ganzá é um instrumento de percussão cilíndrico de origem africano geralmente feito com um tubo de metal ou plástico. É um elemento essencial para o samba brasileiro. O som de chocalho vem de dentro: o tubo pode conter areia, pedrinhas e até grãos.

Caso o vídeo não funcionar, clique aqui.


Cavaquinho
À primeira vista, muitos estrangeiros confundiriam nosso cavaquinho com o ukulele havaiano. A confusão é compreensível, pois os dois vieram de Portugal e se diferem um pouco na afinação e no corpo. O cavaquinho é um instrumento utilizado principalmente no samba e no chorinho, como podemos ver no vídeo abaixo em um dos nossos chorinhos mais conhecidos, o brasileirinho:

Caso o vídeo não funcionar, clique aqui.


Alfaia
A alfaia é um tambor de madeira com afinação de cordas e sua rústica construção se assemelha com a dos tambores das tropas européias dos sec. 19. Este poderoso instrumento está presente em um dos ritmos mais marcantes do Estado de Pernambuco: o Maracatu. A alfaia é reconhecida também em outros estados e países, com a popularidade alcançada pelos artistas que nasceram do movimento Manguebeat. Abaixo você poderá ver uma apresentação de Maracatu nas ruas do Recife Antigo assim como um vídeo da banda Nação Zumbi, que desde os primórdios do movimento Manguebeat, mistura o ritmo regional das alfaias com a contemporaneidade do rock.

Caso o vídeo não funcionar, clique aqui.


Caso o vídeo não funcionar, clique aqui.


[English]

You might also like: