O Tenori-on, o Reactable e outros instrumentos musicais super legais dos quais você provavelmente nunca ouviu falar!

Para aqueles interessados em (ou apenas curiosos por) música, aqui estão cinco instrumentos que chamam a atenção seja pelos estranhos sons que produzem, pela sua aparência ou pela maneira que eles são tocados. De antigo e exótico até eletrônico e moderno, eles certamente vão te deixar de boca aberta!

Tenori-on1 – O Tenori-on

Relativamente novo, o Tenori-on foi criado pela Yamaha em 2005 e consiste de uma grade quadrada de 16 por 16 botões com luzes em LED que, dependendo da maneira e ordem com a qual são tocados, produzem um som eletrônico que pode ser usado tanto como base para uma música quanto como a melodia completa. A cantora do Reino Unido Little Boots fez o Tenori-on bastante famoso ao adicioná-lo às suas performances.

The Hang or Hang Drum2 – O Hang

Criado em 2000 pela empresa Suíça PANArt, ele consiste de um prato metálico que produz sons de bateria, metálicos e que ecoam. Um único prato contém várias notas diferentes e ele faz melodias calmas e serenas. Atualmente ele é comumente visto sendo tocado por artistas de rua em várias cidades do mundo. Há uma dupla do Reino Unido chamada Hang Massive que se especializa em músicas com esse instrumento.

The Reactable3 – O Reactable

Mais parecido com o painel de controle de uma nave espacial, o Reactable é um instrumento eletrônico que consiste de uma mesa redonda cuja superfície reage a blocos que são colocados sobre ela em locais e posições específicas. Estes blocos podem controlar o som que ele produz e imitar qualquer som que um sintetizador faz. Ele foi desenvolvido por um grupo de música e tecnologia da Universidade Pompeu Fabra na Espanha. A cantora Islandesa Björk foi uma das que usaram o Reactable para fazer música.

The Huaca4 – A Huaca

Ainda que a sua data de criação seja incerta, ela segue a mesma lógica da Ocarina – uma espécie de flauta feita de barro. A diferença é que a Huaca possui geralmente três câmaras acústicas diferentes, o que a torna três vezes mais difícil de tocar (em comparação a uma ocarina normal), mas ela tem a habilidade de produzir o som de três ocarinas sendo tocadas ao mesmo tempo.

The Theremin5 – O Theremin

Esse é de longe o mais estranho – por várias razões diferentes: Primeiro porque o Theremin é essencialmente um instrumento eletrônico, mesmo que ele tenha sido inventado em 1928 pelo inventor Russo León Theremin; Segundo porque você não precisa tocá-lo para fazê-lo produzir som, já que ele funciona com a frequência gerada a partir da proximidade das mãos do thereminista com as antenas do Theremin; Terceiro que ele produz um som bastante sombrio, geralmente sendo associado ao som que fantasmas produzem em filmes de terror antigos.

[Português]

You might also like: