Oktoberfest… no Brasil?!

Setembro é um mês de comemoração para o Brasil e de festa no sul da Alemanha. Para o país sul-americano, comemora-se 190 anos de independência. Em 1822, quando o país deixou de ser uma colônia de Portugal, ocorreu uma diminuição no fluxo da imigração portuguesa, foi quando ocorreu a entrada de muitos italianos, espanhóis, japoneses e alemães no Brasil. Alemães?!

Sim, o grupo possui 5% de participação no processo migratório no país, e no Sul a população de ascendência germânica chega a 20%. Observa-se em suas cidades a preservação da língua, da arquitetura e das festas populares, sendo a Oktoberfest a principal delas.

O festival alemão, que atualmente inicia-se em setembro na cidade de Munique, foi originalmente celebrado nessa cidade em outubro de 1810, quando organizou-se uma corrida de cavalos para celebrar o casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Atualmente, a festa atrai cerca de 10 milhões de visitantes e apresenta um consumo de 7 milhões de litros de cerveja a cada ano.

No Brasil, o festival começou a ser realizado em 1976 em Itapiranga, no sul do país. Hoje em dia, celebra-se o mesmo em diversas outras cidades brasileiras, sendo o de Blumenau o maior e mais popular festival alemão no Brasil, com sua primeira edição em 1984. Considerado a maior festa alemã das Américas, atrai um público de, em média, 700 mil pessoas por ano, com o predomínio dos típicos trajes, comidas e bebidas germânicos. Nesse ano, a abertura oficial do evento ocorrerá no dia 10 de outubro, às 22h.

E no seu país? Celebra-se a Oktoberfest? Qual a festa mais tradicional de sua região?

[English]

You might also like: