Pedacinhos de Brasil – 4

Terra da garoa e de surpresas

Na tarde de terça-feira, cerca de sete mil pessoas enfrentaram o calor e pedalaram 10 quilômetros pelas ruas de São Paulo por um motivo muito especial: a maior cidade brasileira completou 457 anos.

A capital do Estado homônimo, chamada carinhosamente de “Sampa” pelos paulistas, não para nunca. Centros empresariais, de compras, lazer, diversão e eventos misturam-se em um turbilhão impressionante. Não é de surpreender, portanto, que acabe sendo responsável por 10% do PIB brasileiro.

A mãe das metrópoles brazucas é também a capital do estado mais populoso do país. Com mais de quarenta e um milhões de habitantes, o Estado de São Paulo é a terceira unidade política mais populosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e pela Colômbia, à frente de todos os outros países sul-americanos. Sua população é a mais diversificada do Brasil. É o centro financeiro, cultural, gastronômico e artístico do país.

O litoral paulista também é destino de muitos turistas: são mais de 622 quilômetros de praias dos mais diversos tipos e tamanhos. Já no interior do Estado é possível encontrar estâncias, turismo rural, ecológico, municípios com clima europeu, parques naturais, construções históricas e muito mais. No inverno, o município deCampos do Jordão surge como a principal referência turística do estado, com o Festival de Inverno e diversas outras atrações.

Além de berço de grandes personalidades da história brasileira – como os músicos Carlos Gomes e Villa Lobos – São Paulo se destaca também em uma das paixões nacionais: o futebol. O estado de São Paulo é a sede de alguns dos principais times de futebol brasileiros, como, por exemplo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Esse último foi o grande responsável por colocar a cidade de nome impronunciável para muitos estrangeiros nas manchetes esportivas internacionais: foi nos campos do Santos FC que Edson Arantes do Nascimento virou Pelé.

[English]

You might also like: