Placas de veículos na América Latina

[English]

Estava pensando seriamente em desistir de escrever um artigo sobre as placas de carro no Brasil ou na América Latina, porque pensei que seria um assunto chato. Afinal, o que as placas tem de especial?

Porém, ao ler os textos dos meus colegas do Lexiophiles sobre as placas de veículos nos seus países eu percebi que mesmo que em todos os lugares elas sejam compostas de letras e números, cada uma tem sua especificidade.

Então sobre as placas na América Latina: elas são diferentes em cada país – ao contrário da Europa onde existe um padrão a ser seguido – e não é muito difícil reconhecer a que país elas pertencem.

Brasil:

As places de carro são emitidas em cada estado e possuem uma combinação de três letras com quatro números, e um ponto entre eles. Uma combinação usada para um veículo deve permanecer com ele sempre e não poderá ser trocada ou transferida.

Acima da combinação está a abreviação do estado (SP para São Paulo, RJ para Rio de Janeiro, etc.) e o nome da cidade na qual o veículo está registrado.

As cores das placas variam de acordo com a finalidade do veículo: letras pretas em fundo cinza para veículos privados, branco em vermelho para transporte pago (como taxis e ônibus), preto no branco para carros oficiais, etc.

Agora com um pouco menos de explicação mas um pouco mais de cores, as places de outros países latinos:

Argentina:
Branco no preto, com um escrito em letras maiúsculas ‘Argentina’ na parte superior, em azul para combinar com a bandeira.

Bolívia:
Azul no branco, com uma borda azul e também com o nome do país. Na parte superior direita um quadro mostra o departamento/estado de onde vem o veículo.

Chile:
Preto no branco, com duas letras seguidas de uma estrela de cinco pontas – provavelmente para combinar com a bandeira – e quatro números.

Colômbia:
A Colômbia tem caracteres pretos sobre um fundo amarelo. Assim como no Brasil, eles não colocam o nome do país, somente o distrito.

Paraguai:
Muito nacionalistas, as places no Paraguai têm a bandeira nacional e o nome do país, e são vermelhas e brancas, duas das cores nacionais.

You might also like: