Por que as pessoas celebram Halloween no Brasil?

Ainda que para os brasilieiros o Dia das Bruxas não tenha nem de perto a mesma relevância que tem na tradição anglicana, o Halloween vem ganhando adeptos ano a ano. Tudo começou com os cursos de inglês, para os quais o Halloween é uma das festas mais importantes do ano. Se o início foi isolado e discreto, o impulso final para a popularização da festa foi dado pela indústria. Na última semana de outubro muitas lojas são tomadas produtos de Halloween – a maioria deles oriundos da China ou de Taiwan , em mais fenômeno da globalização e sinal da mudança dos tempos.


A tradição do Dia das Bruxas, no entanto, é recente – mas nem por isso bem vinda. Em contraposição ao Dia das Bruxas, foi criado no Brasil um projeto de lei que institui o Dia do Saci, comemorado dia 31 de outubro, uma iniciativa amplamente apoiada por artistas, educadores, políticos e uma boa parcela da sociedade. A idéia é de se homenagear o personagem do folclore nacional mais conhecido e descrito na literatura. O Saci, ou Saci-pererê, é uma figura bastante popular e teve sua origem entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país. Em algumas regiões, o Saci surge como um ser maléfico, em outras, como somente brincalhão ou gracioso. Na Região Norte do Brasil, a mitologia africana transformou o Saci em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também, da cultura africana, o pito, uma espécie de cachimbo, da mitologia européia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho usado pelo lendário trasgo, ser encantado do folclore do norte de Portugal, especialmente da região de Trás-os-Montes. Rebeldes, de pequena estatura, os trasgos usam gorros vermelhos e possuem poderes sobrenaturais que fazem travessuras, principalmente de noite, dentro das casas.

Para a maioria das crianças e adolescentes, no entanto, as discussões acerca da tradição do dia 31 de outubro não têm relevância. Independentemente da origem e da celebração, o importante é comemorar e sair da rotina escolar, que a esta altura do ano já deixou cansada a maioria dos estudantes. O Halloween já se tornou uma data esperada com expectativa e recebida com alegria na pelos estudantes – não apenas nos cursos de idiomas, mas também nas escolas normais, onde o inglês é disciplina obrigatória. O Dia do Saci, por sua vez, é comemorado principalmente entre os mais jovens, para quem a figura do Saci exerce um papel intrigante e assustador.

Para a maioria dos jovens, como muitos dos brasileiros, o importante é comemorar. Quanto mais motivos se tiver para a festa, melhor.

[English]

You might also like: