Primeiros passos para realizar seu intercâmbio!


“Oh my God I can’t believe it; I’ve never been this far away from home!”

Tive a oportunidade de ir a um show do Kaiser Chiefs aqui em Hamburg – que por sinal estava muito bom – e ouvir a música acima ao vivo, porém esta não é a questão principal. Gostaria de chamar atenção para a estrofe da música mencionada, que nunca antes havia se encaixado tão bem para mim. Sempre desejei realizar um intercâmbio. Não me lembro de onde surgiu a idéia, porém desde os meus 12 anos eu sabia que eu viajaria sozinha um dia.

Sozinha pode soar muito solitário para alguns, porém esse fato sempre me deixou curiosa, pois, para mim “viajar sozinha” sempre foi sinônimo de desafios e descobertas sobre você mesmo, seu potencial, suas habilidades e, é claro, suas falhas. Fico feliz em dizer que um dos meus objetivos para 2011 era realizar meu intercâmbio e eu o fiz. Agora, quais são os seus objetivos para 2012? Se você deseja viajar por ai e viver uma nova experiência este ano poderá se interessar por este artigo!

Há algumas perguntas simples – com respostas difíceis – que você deve se perguntar antes de realizar sua viagem para poder tirar o máximo de proveito de sua experiência. Acredito que somente quando se sabe o que se quer é possível aproveitar tudo o que se pode. Infelizmente, não posso lhe fornecer todas as respostas e o número de perguntas pode lhe assustar, porém essa não é minha intenção. Apenas desejo lhe ajudar com algumas boas questões.

A primeira atividade que recomendo é analisar o momento de sua vida. O que você está fazendo agora? Você ainda está na escola? Você já está na universidade? Estudando em alguma pós-graduação? Trabalhando? Você apenas terminou seus estudos (quaisquer que sejam) e você quer ter uma pausa antes de dar o próximo passo em sua vida? O que estou tentando fazer você perceber é se existe a possibilidade de você parar tudo o que estiver fazendo agora. Além disso, há diferentes programas de intercâmbio para cada etapa da sua vida.

Antes de você escolher qualquer programa, deve se perguntar quais os objetivos dessa experiência internacional. O que você quer aprender? Porque sim, você irá aprender muita coisa! Queres apenas saber como é “se virar sozinho”? Talvez você queira aprender Inglês ou aprimorar outros idiomas de seu interesse? Melhorar seu currículo vitae com estágios internacionais ou realizar uma graduação ou mestrado fora do país? Tente descobrir qual desses objetivos será mais significante para você. Não esqueça também de seu timing, planeje sua carreira, seus estudos e quando viajar. Será muito mais fácil se tiveres uma data definida, isso certamente lhe ajudará a organizar documentos ou programar aquelas aulas extras de Inglês.

Sobre o lado pessoal: você está preparado para passar um tempo longe de sua família e seus amigos? Se você acha que não, não se sinta envergonhado, talvez você só precise de mais alguns anos. Agora, caso estejas preparado não sinta vergonha também, viajar para fora do país não significa que você os ame menos. De qualquer maneira, esta pergunta só pode ser verdadeiramente respondida quando você já estiver fora de casa.

Imagino que todas essas perguntas sejam suficientes para lhe confundir. Entretanto, com o tempo as respostas virão e, com um pouco de sorte, você será capaz de aproveitar ao máximo sua experiência internacional!

[English]

You might also like: