Quão diferente é a Páscoa na Alemanha?

A Páscoa terminou e para mim pareceu que na verdade ela nem mesmo aconteceu. Apesar do fato de Alemanha e Brasil terem muitas tradições de Páscoa similares – como você deve ter visto neste artigo –, existem algumas pequenas diferenças que podem realmente mudar o clima da Páscoa.

Uma dessas diferenças seria a decoração dos lugares como os supermercados e lojas em geral. Enquanto na Alemanha vemos alguns poucos ovos chocolates e coelhinhos pequenos em uma prateleira discreta, no Brasil temo o que eu chamaria de um abrigo ou um teto de ovos de chocolates nos supermercados, padarias etc. Pode parecer uma coisa boba ou um detalhe insignificante para se reparar. E chame a isso de consumismo ou tradição, o fato é que isso realmente modifica a atmosfera da Páscoa.

Outro fator seria o tempo. Durante a Páscoa no Brasil é bem ensolarado e quente, enquanto na Alemanha é geralmente frio e nublado. Eu imagino que esse é mais ou menos o que alguns estrangeiros europeus que conheço tiveram quando passaram o Natal na minha cidade no Brasil. Era verão e, claro, não havia neve ou frio algum; havia, entretanto, muita decoração natalina, ainda assim para eles não parecia que era Natal.

Para ilustrar como as lojas brasileiras parecem na Páscoa mostrarei aqui algumas fotos:

Mas e no seu país, quais símbolos ou tradições fazem a Páscoa parecer realmente como Páscoa?

[English]

You might also like: