Quem é o mais belos dos belos?

Como foi dito no último artigo sobre o carnaval de Salvador, alguns blocos não desfilam com abadás, mas com fantasias típicas ou temáticas. Estes são alguns deles:

Afoxés
Os blocos afoxés surgiram por volta de 1895. Seus foliões geralmente fazem parte do candomblé e desfilam com trajes de inspiração africana, cantando e dançando no ritmo musical Ijexá. As músicas geralmente saúdam e louvam os orixás e são ritmadas por instrumentos como atabaque e agogô. Antes do começo do desfile dos blocos afoxé ocorre um ritual religioso do candomblé.

Um dos mais conhecidos blocos de Afoxé é o “Filhos de Gandhy”. Como o nome sugere, o afoxé homenageia o pacifista indiano Mahatma Gandhi . Os cerca de 10.000 foliões são exclusivamente homens, que desfilam vestindo fantasias brancas com turbantes e usando colares de contas brancas e azuis. Os colares são disputados por quem está fora do bloco, em especial pelas mulheres. Eles simbolizam o desejo de paz durante o carnaval e ao longo do ano.

Travestidos
Os blocos de travestidos , como o próprio nome diz, são compostos por homens vestidos e caracterizados como mulheres. Eles desfilam no sábado de carnaval, colorindo a rua com sua irreverência e seus trajes espalhafatosos. Geralmente são formados por grupos de amigos e conhecidos, e têm cerca de três mil foliões. O mais famoso deles, As Muquiranas, que já desfilou com temas como a heroína de desenho animado She-Ra.

Afro
Os blocos afro foram representam a cultura africana tão marcante na cidade de Salvador. Através da dança, da música e dos trajes os blocos afro demonstram e homenageiam as contribuições dos africanos na formação da identidade brasileira, lutando contra o preconceito e racismo.
Diversos blocos afro são conhecidos no Brasil e no mundo, seja por seus desfiles ou pelas bandas que os representam. O mais antigo deles é o Ilê Aiyê , fundado em 1974 e cantado por Daniela Mercury como o mais belo dos belos numa linda canção que você pode ouvir aqui. Outros blocos afro são: Araketu, Olodum, Malê Debalê, Muzenza e Cortejo Afro . Já desfilei neste último, que tem uma energia contagiante e lindas fantasias idealizadas pelo talentoso artista Alberto Pitta.

Ótimo Carnaval para todos. Divirtam-se!

[English]

You might also like: