Resoluções de Ano Novo

Ano-novo é época de mudança. Parece mais fácil pensar que tudo pode ser diferente no ano que vem. Afinal, é um novo começo. Todas as coisas ruins ficam para trás, as coisas boas passam a acontecer. Livramo-nos das coisas erradas, prometemos que tudo ser melhor. É época de refletir sobre o passado – mas acima de tudo planejar o futuro.

Por isso tantas pessoas ao redor do mundo criam sua lista de resoluções: perder peso, quitar todas as dívidas, organizar melhor o tempo, parar de fumar, ficar mais com a família, viajar ou fazer trabalho voluntário. Escrevem tudo o que querem realizar no próximo ano, colam na porta da geladeira. Porém as resoluções raramente acabam funcionando. A pessoa faz uma longa lista – mas não a transforma em planos objetivos. Acaba virando uma forma de adiar itens que poderiam começar a ser feitos desde já.

Não faz sentido tratar o ano novo como se fosse uma folha em branco na qual escreveremos uma história completamente nova. Todos os nossos hábitos, conhecimentos e obrigações continuarão valendo assim que estourar o último dos foguetes na madrugada de primeiro de janeiro.

Não adianta pensar que só porque o novo ano vai iniciar, tudo vai ser diferente. Não devemos esperar tanto de nós mesmos. Mas se ainda assim você gosta de resoluções de ano novo, algumas dicas podem deixar tudo mais simples:

1) Tente achar coisas que você pode fazer facilmente: não pense com perfeccionismo. Comece com as coisas simples, para aí então implementar mudanças mais radicais.

2) Compartilhe suas resoluções com as pessoas ao seu redor: se seus amigos souberem o que você pretende, podem ajudá-lo a alcançar.

3) Dê passos pequenos: vá com calma e tente fazer uma coisa de cada vez. Querer perder 10 quilos no dia 1º de janeiro só significa que você vai acabar ganhando eles novamente uma semana depois.

4) Tenha resultados mensuráveis: ao invés de escrever que você quer emagrecer simplesmente, escreva quantos quilos quer perder e até quando vai fazer isso.

5) Escreva a forma como vai alcançar o que busca: se quer pagar todas as suas dívidas, pense como vai juntar o dinheiro e o que você vai pagar primeiro.

6) Comece já: não espere até amanhã ou até se sentir motivado.

7) Acompanhe sua lista de resoluções ao longo do ano: não espere chegar o dia 31 de dezembro para checar o que você alcançou.

8) Não perca tempo fazendo listas e listas, mas sim indo lá e cumprindo o que você quer para si mesmo.

Sites de apoio:
http://www.umm.edu/features/prepare.htm
http://www.123newyear.com/resolutions.html

You might also like: