Sons da alma portuguesa

O samba está para o Brasil como o Fado está para Portugal. Este estilo musical é um dos grandes embaixadores portugueses, arrecadando fãs pelo mundo todo.

Geralmente cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa, o fado trata de temas relacionados muitas vezes ao sofrimento, à saudade de tempos passados, de um amor perdido, dentre outros sentimentos profundos da “alma portuguesa”. E, falando-se em alma portuguesa, não se poderia deixar de falar de mar: sua presença, a vida dos marinheiros e pescadores, as ruelas e becos de Lisboa, as despedidas, o infortúnio e a saudade também são tema destas canções portuguesas.

Sobre a origem do Fado, há controvérsias. Uma das teorias afirma que o fado é de origem árabe. Outra aponta a música brasileira, nomeadamente as chamadas modinhas, como a base do fado. Uma terceira versão afirma que a primeira vez que se ouviu Fado foi na voz dos marinheiros que cantavam na proa dos barcos. Mas há ainda quem defenda que o Fado surgiu na voz do povo, nas ruas da cidade de Lisboa, como uma forma de expressão de sentimentos. Embora diferentes, as teorias concordam em um ponto: o Fado teria surgido no século XIX e rapidamente se tornado canção popular de Lisboa – espalhando-se depois por todo Portugal.

A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, “destino”, o que também ajuda a explicar sua temática melancólica: relaciona-se à expressão de sentimentos associados à fatalidade do destino e é marcado pelo phatos das tragédias da Grécia clássica.

[English]

You might also like:

1 thought on “Sons da alma portuguesa”

  1. Obrigado pelo artigo, eu gosto muito do fado…uma vez fui bloqueada num aeroporto para 2 horas, um grupo de fadistas começou a tocar as guitaras e a cantar…foram duas horas inesqueciveis!! ainda tenho os seus contactos, sao do norte de portugal…
    Recomendo uma boa cançao de musica portuguesa, do filme “Lisbon story”: http://www.youtube.com/watch?v=2bOhxGBRXAU

Comments are closed.