TOP 5 do NATAL BRASILEIRO

Fora o calor que, de norte a sul do Brasil, mostra suas garras e torna a decoração natalina copiada dos países nórdicos (com pinheiros salpicados de neve artificial) um tanto estranha para os padrões tropicais, os cinco itens abaixo são imprescindíveis no Natal tradicional brasileiro.

PAPAI NOEL
Com sua roupa vermelha e barba branca, o bom velinho está em todos os lugares, vestido a rigor – mesmo sob um calor escaldante. Nos trópicos, o Papai Noel chega na noite do dia 24 para entregar os presentes e é esperado com alegria e ansiedade pelas crianças.

PANETONE
Alimento tradicional da época de Natal , tem origem milanesa (do norte da Itália). Trata-se de um pão doce, com fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas (tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa). Evidentemente ao longo dos anos o panettone tradicional sofreu alterações e ganhou versões especiais, graças à criatividade brasileira. A mais famosa delas é o Chocotone: um panetone com recheio de chocolate.



CHESTER
O tradicional peru americano também sofreu uma adaptação pela indústria brasileira: “criou-se” o Chester – uma ave especial, geneticamente modificada, com 70% de peito e coxas, importada pela Perdigão dos EUA no início da década de 80. Sucesso de vendas, o Chester está presente hoje na maioria das mesas de Natal brasileiras, ao lado, é claro do panetone.

PRESÉPIO
Referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria, o Presépio é normalmente montado junto com a árvore de Natal. Genuinamente trazido pelos imigrantes europeus, foi adaptado pelos brasileiros, que a ele incorporaram o índio, o negro, o caboclo, a fauna, a flora e a mitologia afro-americana – além de materiais propriamente brasileiros.

PINHEIRO DE NATAL
Arvore típica de países frios, o pinheiro também está presente no Natal brasileiro. A decoração também é, em grande parte, importada, mas ao longo dos últimos anos tem adquirido influências contemporâneas e cada vez mais originais. No entanto há quem goste de manter a tradição, utilizando, ano após ano, os mesmos ornamentos – passando-os de geração para geração.

Qual o Top 5 do seu Natal? Boas Festas!

A versão brasileira para “Happy Christmas”, de John Lennon

[English]

You might also like: