Trabalhando duro até nas férias? Você não está sozinho.

No Brasil, Natal é no verão. Mas nem por isso o Papai Noel tira férias. Enquanto as crianças aproveitam suas férias de verão e os adultos têm seu merecido descanso, o Papai Noel trabalha duro com suas roupas de inverno para entregar os presentes com a temperatura de 40° brasileira.

A previsão do tempo avisa: muito calor nos próximos dias. As férias tão planejadas estão chegando, vamos arrumar as malas. Afinal… é Natal! Tempo de amor, perdão, de ir para a praia, de ser feliz.

… Praia? No Natal? E a neve, como fica?

Devido à colonização e imigração européia no Brasil, os costumes nas duas regiões são muito parecidos: pinheiro, velas, Papai Noel com suas roupas vermelhas. O problema é que no Brasil o Natal não vem com neve e nem tudo pode ser exatamente como na Europa. Conheça então um pouco sobre as tradições natalinas brasileiras. Mas para realmente entrar no clima, sugiro que leia o artigo ao som de Jingle Bells na versão Samba, tocada por um brasileiro.

Clique aqui para abrir uma nova janela e ouvir a música.

Derivado do latim ‘natális’, que significa nascer, o Natal no Brasil é comemorado no dia 25 de dezembro, que é feriado nacional. Na véspera, dia 24, todos ainda trabalham, mas saem de suas responsabilidades sabendo que terão bons momentos pela frente. Em geral celebra-se o Natal à noite, com uma típica ceia natalina: peru, arroz à grega (com frutas cristalizadas), farofa, castanhas e muitas frutas deliciosas pelas quais o país é conhecido.

As casas estão todas decoradas desde o primeiro domingo de Advento, que ocorre quatro semanas antes do Natal. As árvores de Natal com uma estrela no topo são rodeadas por luzes, que iluminam as salas de estar em todo o país. O presépio é uma parte importante da tradição: normalmente colocado sob o pinheiro, tem o menino Jesus, Maria, José, os Três Reis Magos e muitos animais.

Para dar uma folga para o Papai Noel, é muito comum o “amigo secreto”. Essa brincadeira consiste de cada pessoa pegar aleatoriamente de uma caixa o nome de uma outra pessoa que esteja participando (desde que não seja ela mesma) e não contar para ninguém quem é o seu “amigo secreto”. No dia combinado, para entregar os presentes, ficam todos juntos em uma sala, e um por vez diz características de seu amigo secreto, até que alguém descubra quem é. Alguns dizem características totalmente opostas para deixar a brincadeira ainda mais divertida.

A noite de Natal é celebrada ao som da música Noite Feliz, versão em português para Silent Night. O Papai Noel entrega os presentes e todos aproveitam seu jantar.

Muitas famílias viajam para a praia no dia 26 de dezembro, para comemorar o ano-novo. Algumas semanas depois iniciam-se as preparações para o Carnaval, mas isso já é outra história.

Seja inverno ou verão, cristão ou budista, em alemão, português ou espanhol, desejo um Feliz Natal a todos. Aproveitem para descansar, porque pelo visto o Papai Noel tem muito trabalho pela frente…

You might also like: