Tradições Natalinas: Brasil x Alemanha!

Eu não sei dizer exatamente quais são as tradições natalinas brasileiras. Vale sempre lembrar que o Brasil é imenso e cada família celebra o Natal à sua maneira. Para mim, o Natal é assim: avós, avô, tios, tias, primos, primas, pai, mãe e irmão reunidos em volta do pinheiro e do presépio na noite do dia 24 de Dezembro. Temos um momento de reflexão às luzinhas do pinheiro e das velas, em seguida vêm a troca de presentes, o amigo secreto e a comilança. Ao contrário de muitas famílias, não preparamos uma ceia, pois somos geralmente muitas pessoas e nessa época do ano faz muito calor no Brasil. Preferimos os docinhos e salgadinhos! A grande maioria realiza uma ceia de Natal e a aguarda pela entrada triunfal do Papai Noel para distribuir os presentes.

Por volta do mês de novembro já é possível ver luzes natalinas pelas cidades brasileiras, porém nada comparado à quantidade de luzes em Hamburgo. Além das luzes, há vários outros pequenos detalhes que fazem diferença no espírito natalino. Para começar, no Brasil estamos passando muito calor e na Europa o frio intenso e a neve se aproximam. Além disso, na Alemanha existe o “Adventskalender”. Um calendário cheio de pequenos chocolates que devem ser abertos um por dia, começando dia primeiro de dezembro e terminando dia 24. Apesar de ser majoritariamente destinado às crianças, até agora não vi um adulto que não se alegre em abrir as pequenas janelinhas dia-a-dia para ter um pedacinho de chocolate.

Falando em doces, já em novembro os mercados ficam repletos de biscoitos natalinos, Glühwein e chocolates – há tanto chocolate nessa época do ano que até me lembra a páscoa no Brasil! O Glühwein é uma bebida quente preparada com vinho e especiarias. Quem é do Sul do Brasil e conhece “Quentão” pode ter uma noção do que é essa bebida. É bastante comum também, famílias e amigos se reunirem para assar mufins e visitar alguns dos tantos Weihnachtsmärkten espalhados pela cidade. O Weihnachtsmärkt é um mercado de Natal “construído” em praças e ruas da cidade, onde se podem encontrar todas as delicatessen natalinas.

Falando em tradições natalinas internacionais, ouvi falar que na Dinamarca e na Suécia é tradição dançar ao redor do pinheiro na véspera de Natal! Que outros costumes você conhece? Como é o Natal na sua família?

[English]

You might also like: