Um pedacinho da Europa no sul do Brasil

Sim, o idioma oficial do Brasil é o Português, mas se você resolver passear pelas cidades interioranas do Sul do Brasil poderá ouvir dialetos fortemente influenciados pelas línguas alemão, italiano ou espanhol.

Estamos tratando especificamente do estado do Rio Grande do Sul. Região em que viviam os índios guaranis, colonizada por espanhóis e portugueses e povoada por imigrantes italianos e alemães. Cada um destes povos contribuiu para a definição da cultura e do dialeto hoje praticado. É importante saber que o povo que nasce neste estado é conhecido como “gaúcho” e sua cultura como “cultura gaúcha”.

Para aqueles que estão curiosos sobre como esse multiculturalismo aconteceu, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Grande_do_Sul

O estado faz fronteira com a Argentina e o Uruguai, por isso é possível ouvir castellano, ou palavras derivadas desse dialeto, nas fronteiras e pampas gaúchos. Por volta de 1824 chegaram os primeiros imigrantes alemães e a partir de 1875 os italianos.

Nas regiões serranas e centrais do estado predominam os dialetos italianos assim como o cultivo da cultura italiana. Na região do Vale dos Sinos se instalaram os alemães. Até hoje muitas famílias e pessoas de mais idade cultivam tais dialetos transmitidos de geração em geração. É possível conferir um pouco mais sobre esta influencia de idiomas no site http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1174391,00.html

Isto é cultura gaúcha. Isto também é Brasil!

[English]

You might also like: