Vai buscar Dalila…

…”vai buscar Dalila, ligeiro!” A música “Cadê Dalila?”, cantada por Ivete Sangalo, foi o hit do verão passado no Brasil. Continua fazendo sucesso e promete animar muita gente neste Carnaval. Gosto de escutar Ivete, para matar a saudade da Bahia.

Coincidência ou não, liguei o rádio esta semana e estava passando outra musica que gosto, totalmente diferente, mas com o nome da mesma garota: Hey there Delilah, do Plain White T’s. As duas músicas tratam de assuntos bem diferentes. Ivete diz em seu blog que a música meio nonsense de Carlinhos Brown, cantada por ela, fala de “uma mulher que consegue prever um futuro sempre muito positivo e de muita festa”. A do Plain White T’s é uma carta de amor para uma namorada que está há milhas de distância. Mas quem é Dalila afinal?

Assim como Romeu e Julieta, Sansão e Dalila são personagens de uma história de amor que acabou em tragédia. Sansão foi um herói bíblico conhecido por sua enorme força física. Ele era um dos seis juízes de Israel. Dalila era a sua amada, que o traiu e o levou à morte. Ela recebeu uma proposta tentadora dos chefes dos filisteus, inimigos de Sansão: se descobrisse o segredo de sua força, receberia mil e cem moedas de prata de cada um deles. Com muita insistência, ela conseguiu descobrir a fonte da força extraordinária do rapaz: seu cabelo.

Dalila entregou o segredo de Sansão aos filisteus e seus cabelos foram cortados enquanto ele dormia. Por sua traição, o nome Dalila, de origem Hebraica e que significa mulher fraca, dócil, está associado a alguém infiel que não se preocupa em ferir os outros para conseguir o que deseja.

O famoso casal foi tema de diversos filmes e, principalmente Dalila, de várias canções. Cazuza cantou “Apenas dúvidas, feridas. Você me corta, trai e atrai, mas é a vida, querida” em Nem Sansão, nem Dalila.

Já Freddie Mercury demonstra seu amor por sua gatinha na música “Delilah”. Seja a música sobre o amor, traição ou um sucesso de carnaval, Dalila é, sem dúvida, fonte de muita inspiração. Poderosa, não?

Cadê Dalila? Video

[English]

You might also like: