Vencendo a cada dia

O idioma de uma nação é com certeza uma das principais formas de identificação de um povo. O aprendizado dele é uma das ferramentas da comunicação que mais aproxima os países, permitindo assim que torneios, competições e celebrações sejam realizados conjuntamente e transmitidos ao redor do globo. Nesse mês, o segundo maior evento esportivo do mundo encerrou mais uma edição, com a participaçãoo de 150 países e 4.200 atletas paraolímpicos em Londres, Inglaterra.

Graças ao trabalho do neurologista alemão Ludwig Guttmann iniciado na década de 1940, o qual introduziu as práticas esportivas na reabilitação de deficientes físicos veteranos da Segunda Guerra Mundial, dois grupos de arqueiros paraplégicos participaram da primeira competição em 1948. Quatro anos depois o evento tornou-se internacional,quando atletas dos Países Baixos também competiram. Em 1960, atletas de 23 países competiram em provas exclusivas para usuários de cadeiras de rodas.

Em 1976 os deficientes visuais, amputados e atletas com lesão na medula espinhal participaram da competição, reunindo 40 países e 1600 atletas. Pela dificuldade de definir o que seria a “deficiência mental”, a categoria foi extinta e então retomada aos Jogos em 2004. À medida que a competição esportiva tomou grandes proporções, tornou-se insuficiente a classificação apenas por critérios médicos como feita inicialmente. A avaliação pelo aspecto funcional passou a ser utilizada, levando em conta o quanto a deficiência impactava na performance do atleta: a força muscular, a coordenação motora, a amplitude de movimento e o comprimento dos membros começaram a ser utilizados na classificação.

Em sua próxima edição, o Rio de Janeiro sediará as Paraolimpíadas, com duas novas categorias: canoagem e triatlo. Em sua melhor performance da história, os brasileiros conquistaram em 2012 o sétimo lugar com 43 medalhas, com destaque para o nadador Daniel Dias, que venceu as seis provas nas quais competiu. Confira a performance do Brasil no encerramento das Paraolimpíadas:

Como foi a performance dos atletas do seu país? Algum atleta se destacou?

[English]

You might also like:

  • Sorry, but we couldn't find anything useful.